acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Uma cidade diferente é o que propõe simpósio internacional realizado no RN

I Seminário Internacional “O Papel do Geógrafo no Contexto Social Atual" termina na UFRN propondo uma cidade diferente
 
Foto: Divulgação
O I Seminário Internacional “O Papel do Geógrafo no Contexto Social Atual”, evento promovido pelo Departamento de Geografia (DGE) e pela Pós-Graduação em Geografia (PPGe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), termina contabilizando 120 trabalhos inscritos e significativa participação da comunidade acadêmica nacional e internacional.
 
Aberto pelo professor Dr. Horácio Capel, catedrático da Universidade de Barcelona, Espanha, que falou sobre o tema “La Crisis del Modelo Urbano”, o evento questionou o atual modelo seguido pelas grandes cidades, havendo falas no sentido de que este está em crise.
 
Para Capel, a crise foi se transformando com as ideias neoliberais e está relacionada à situação atual do capitalismo. Para ele, o modelo de cidade do futuro  ainda não pode ser definido, mas devemos pensar em uma sociedade e uma cidade diferente, onde as empresas e os políticos não detenham o monopólio das decisões. Essas têm que ter a participação ativa dos cidadãos.

 
Com relação ao evento, o seu coordenador, professor Francisco Fransualdo de Azevedo (DGE/UFRN), comemora o sucesso do mesmo e ressalta os convênios firmados com as universidades de Alicante e Barcelona, na Espanha, e a Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique, convênios esses, que têm incentivado estudos, buscando assim, congregar e articular discussões de pesquisadores que estão trabalhando nessa parceria internacional, tendo como base dessas discussões, a questão urbana e regional.
 
Azevedo fala ainda que a aceitação do seminário foi boa, tendo um número de inscritos superior ao esperado. O professor encerra falando que existe a perspectiva de um próximo evento de âmbito internacional na UFRN, tendo em vista o sucesso deste.
 
Assessoria imprensa do CCHLA/UFRN.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template