acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Jornalista é impedida de exercer trabalho na Câmara de Vereadores em cidade do RN

Mesa Diretora da Câmara Municipal de Extremoz impede jornalista de filmar as sessões

Uma sessão é o tempo durante o qual um corpo deliberativo está reunido em assembléia para decidir sobre várias questões propostas, abertas ao público e a imprensa, até pelo desejo dos parlamentares de tornar público todos os atos e resoluções que a rigor devem se voltar para o bem estar da população.

Na Câmara Municipal de Extremoz, entretanto, a exceção virou regra pelo menos no caso da jornalista e blogueira Gilmara Costa. Isto porque as sessões somente deixam de ser públicas quando existe deliberação do Plenário quando ocorrer motivo relevante de preservação do decoro parlamentar.

De acordo com Gilmara Costa, que solicitou por ofício - desde o último dia 1º - autorização para filmar as sessões, como parte integrante da cobertura jornalística feita semanalmente, ela foi informada pela presidente daquela Casa de Leis, a vereadora Lúcia Ramalho, que a sessão não poderia ser filmada, pois a solicitação ainda não tinha recebido parecer do assessor jurídico e não tinha sido autorizada por todos os edis.

Liberdade de expressão


"Sou conhecedora da Lei de Imprensa e da Liberdade Expressão, com respaldo na Constituição Federal. Surpreendo-me com essa atitude, que induz até a falta de esclarecimento da Mesa Diretora da CME”, reclamou a jornalista. “Ancestralmente, em qualquer parlamento brasileiro, as sessões são públicas e a imprensa tem o direito de divulgar as iniciativas e decisões dos parlamentares, e isso inclui votação de projetos de Lei e as manifestações e requerimentos,” esclareceu Gilmara Costa. “O que será que os vereadores têm a esconder que as sessões não podem ser filmadas? Sempre tive acesso livre e agora, somente agora, no período eleitoral, tenho tido essa dificuldade", lamentou a jornalista.

Cancelamento

A sessão desta terça-feira, 07, que estava marcada para começar às 09h foi cancelada por volta das 11h pela Mesa Diretora e com a anuência dos parlamentares presentes. Nova sessão deverá ocorrer na terça-feira da próxima semana e até a jornalista Gilmara Costa espera que possa realizar o seu trabalho de filmagem.

Enviado ao blog por Leonardo Sodré
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template