acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Câmara celebra Dia da Anistia em Natal em sessão solene nesta quinta

Comemorado no dia 28 de agosto, o Dia Municipal da Anistia, homenageia as inúmeras vítimas do Regime Militar
 
A Câmara Municipal do Natal (CMN) realiza nesta quinta-feira (30), uma Sessão Solene em homenagem ao “Dia da Anistia Municipal”. O encontro ocorre às 18 horas no plenário Érico Hackradt e foi proposto pelo vereador George Câmara (PCdoB), que também é o autor da lei que criou o Dia da Anistia em Natal. A homenagem pretende reunir anistiados potiguares e convidados, e tem por objetivo celebrar a luta pela Anistia, mas também resgatar o debate histórico do período no qual o Brasil foi governado pelos militares.
 
Segundo Mery Medeiros, escritor, pesquisador social e presidente da Associação dos Anistiados Políticos do RN, a sessão relembra um marco histórico da luta por liberdade no Brasil. Para ele uma sessão solene dessa natureza “revela um resgate notável da memória popular contra o regime militar no país”. O anistiado potiguar coloca a importância de se celebrar um dia especial em homenagem a todos aqueles que foram privados da liberdade e do convívio familiar. "Teve gente que foi exilada, detida e impedida de opinar. Nas universidades, os estudantes não podiam debater e os movimentos sociais foram proibidos de se organizar. Sem falar naqueles que perderam o emprego e foram cerceados", esclarece Mery.
 
De acordo com Mery, em todo o Rio Grande do Norte foram cerca de 140 perseguidos, 3 desaparecidos e um comprovadamente assassinado. "Tivemos pessoas perseguidas e torturadas, tanto fisicamente como psicologicamente. O jornalista Rubens Lemos, por exemplo, foi um deles. Eu, com 21 anos, fui preso em Recife acusado de atividades subversivas e da reorganização do Sindicato Rural. Uma das torturas sofridas por mim foi ficar dentro de uma câmara fria até a sola do pé cair", conta Mery.
 
Participam desta homenagem: Representantes da Associação dos Anistiados Políticos do RN, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFRN), da Associação dos Ferroviários Inativos e Anistiados do RN e do Conselho Estadual de Direitos Humanos, do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular do RN, da Associação dos Docentes da UFRN (ADURN), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RN), da Federação dos Conselhos Comunitários do RN (FECEB-RN), além de diversos segmentos ligados à luta pela Anistia no Brasil.

 
Para o vereador George, entre os vários objetivos desta sessão solene, está o de promover um levante histórico do período. O parlamentar lembra que no início da década de 70 a anistia era tratada apenas por um pequeno grupo da sociedade, em sua grande maioria, os familiares dos desaparecidos. "Nenhum país avança, em matéria de democracia, escondendo sua história. Mesmo aquilo que aconteceu de ruim e vergonhoso precisa ser lembrado, até para que não seja repetido no futuro", enfatiza George.
 
Sobre o Dia Municipal da Anistia:
 
O Dia Municipal da Anistia foi criado através da lei (que seguiu para sanção da Prefeitura do Natal) de autoria do vereador George Câmara (PCdoB), e institui o dia 28 de agosto, no âmbito do Município de Natal, como Dia Municipal da Anistia, em homenagem a todas as vítimas do regime militar, no período de 1964 a 1985. A data constará no calendário oficial de eventos do Município de Natal e ficará facultada à Câmara Municipal de Natal a realização anual de sessão solene, no dia 28 de agosto ou nos dias úteis subsequentes, a responsabilidade em homenagear Natalenses que tenham se destacado na luta pela anistia e em defesa dos direitos da dignidade humana.
 
Assessoria de Comunicação
(84) 9138 8141 (Arthur Varela)
[arthurufrn@hotmail.com]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template