Fotos: equipe bikes
|
Uma expedição de bikes pelas veredas do sertão. Foi assim que o irmão deste blogueiro, sua mulher e o filho se aventuraram, trilhando cerca de 20 quilômetros sob o sol escaldante de Caicó. Amantes do ciclismo, Flávio Salviano, Tavane Bezerra e Flávio Filho reservam os feriados, ou nas férias, para pedalar em companhia de outras equipes, os locais mais exóticos e trilhas ecológicas do RN e da vizinha Paraíba.
Essa trilha de Caicó, batizada Expedição Serrote das Panelas, ocorreu há pouco mais de um ano, localidade rural distante cerca de 30km do centro da cidade. Porém, a trilha se deu a partir do sítio Ourives, comunidade do Distrito Palma, cujo percurso até lá foi de automóvel. De Ourives ao Serrote das Panelas o trio registrou 9,5 quilômetros, totalizando 19 km de ida e volta.
O serrote e suas panelas
O Serrote das Panelas, uma elevação rochosa de altura média em relação a outras, fica no sítio Umbuzeiro, ex-propriedade rural de nosso pai Pedro Salviano de Araújo. O nome se origina nos tanques naturais que se enchem nas chuvas e servem de reservatórios na seca. De cima da enorme pedra tem-se a visão privilegiada da região, destacando-se ao longe as águas e parede do Açude Itans e a torre da Igreja da cidade de São José do Seridó. A escalação é feita por trás, ao Leste, cujo lado fica escondido dentro da caatinga, com flora típica da região. Há escassez da fauna, por causa da caça predatória. O local foi abundante em pés de umbu, a fruta sagrada do sertão.
Uma pedra branca ao sul do céu de anil !
Um conjunto de outras rochas forma a pequena cordilheira dentro das fazendas Pedreira e Timbaúba dos Gorgônios, mas é o Serrote das Panelas o mais visível, dos lados Norte e Oeste. Tanto é que ao viajar pela BR 427, quem observar de certos trechos mais altos, poderá ver, longe, o topo da pedra branca por cima da mata cinza ao sul do céu de anil. Em vida, era um sonho de Pedro Salviano construir um cruzeiro em cima do serrote que, por sua percepção visionária, ficaria também iluminado à noite, com a inclusão da energia elétrica rural. As últimas pesquisas minerais apontam que o local é abundante em ferro e há expectativa de ouro.
Durante a trilha de bikes, os três paravam nas casas à beira da estrada para prosear um pouco. Afinal, Flávio estava voltando ao serrote depois de 35 anos e aproveitou para apresentar a mulher e o filho aos moradores da redondeza. Ele também tem uma filha, Fernanda, que ainda não aderiu ao esporte radical.
Vídeo expedição
Valeu mano, fiquei emocionado com a matéria. Estamos lhe aguardando para festa de Santana.
ResponderExcluirabraço!
Flávio Salviano