acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 27 de novembro de 2011

Seminário de Formação Técnica Musical de Bandas Filarmônicas do RN

No encerramento do I Seminário de Formação Técnica Musical de Bandas Filarmônicas do Rio Grande do Norte, um post com destaque para a Filarmônica de Cruzeta, publicação do jornalista Woden Madruga em sua coluna de sexta-feira (25), na Tribuna do Norte:

A Banda de Cruzeta

Quando comemora 25 anos de fundação a Banda de Cruzeta,  também conhecida como Filarmônica de Cruzeta ou ainda  Filarmônica 24 de Outubro, que é a data de criação do município, a celebra data a partir de hoje com a realização do I Seminário de Formação Técnica Musical de Bandas Filarmônicas do Rio Grande do Norte. A programação vai até domingo, tudo sob a batuta do maestro Humberto Carlos Dantas, o Bembem. Na abertura da programação, marcada para as 19 horas, tem o concerto dos 25 anos seguido do lançamento do CD “Filarmônica de Cruzeta 25 anos – Dobrados Clássicos do Brasil”.

Nas antevésperas recebi mensagem do maestro Bembem que fala de mil coisas, de mil projetos, de sonhos. Destaco algumas passagens:

- Queremos parabenizar os músicos da Filarmônica de Cruzeta  que este ano conseguiram ingressar na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para fazer o curso técnico: Mateus Dantas e Geanderson Silva (saxofone), Claécio Batista (trompete), Carla Viviane (flauta), Fernando Vicente e Luis Dantas (regência).

- Ainda este ano, quando a Filarmônica completa 25 anos, teremos alguns músicos tentando a graduação, já habilitados para o concurso vestibular 2011. A AMUSIC (Associação Musical e Cultural do Rio Grande do Norte) geralmente custeia todas as despesas e os mantém por todo o curso como bolsistas. Também parabenizamos os que concluirão neste ano suas graduações, pós-graduações e técnicos.

- Agora só falta que os governantes se compenetrem da necessidade de ser implantado um Curso de Música na região do Seridó. Isso evitaria que os nossos músicos tivessem que sair de sua terra para nunca mais voltar. Perde-se assim a região de se beneficiar culturalmente dessa riqueza artística que representa a formação de um músico, talento natural, vocação história, musicalidade nata. Ficamos na impossibilidade de ter acesso a um conhecimento importantíssimo para o nosso desenvolvimento, pois um Curso de Música geraria novas atividades culturais e econômicas: eventos, recitais, concertos, festivais, palestras, seminários e empregos.

- Não podemos ficar mais calados. A discussão está aberta. A sociedade quer participar da discussão.

Aí, então, cara, é ver a banda passar tocando esses maravilhosos dobrados que acabo de ouvir. A Banda de Cruzeta, gente, conta hoje com 82 integrantes. Já gravou 7 CDs e um documentário, “Uma cidade musical”, produzido pela TV-U, da UFRN,  vencedor do 7º Festival do Vídeo Potiguar. A Banda foi tese de uma dissertação de Mestrado – “Bandas de Música, Escolas de Vida” – defendida  na UFRN pelo professor Ronaldo Ferreira de Lima.

Cruzeta é uma festa musical o ano todo.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template