acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Vacinação contra sarampo é prorrogada até dia 30 de setembro

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo, prevista para acabar na última sexta-feira (16), foi prorrogada até o dia 30 de setembro. Até agora, mais de 16 milhões de crianças, entre um a menores de sete anos, foram imunizadas contra a doença em todo o país. O número corresponde a 94,70 % do público alvo e a meta é vacinar 95% das crianças desta faixa etária. Dos oito estados que começaram a campanha na primeira fase, apenas a Bahia ainda não atingiu a meta de vacinar 95% das crianças.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, afirma que a vacina é a melhor forma de manter o País longe da doença."É muito importante que todas as mães e pais entendam a sua responsabilidade de levar as crianças para tomar a vacina. A vacina é segura, produziu resultados fantásticos. Desde o ano 2000 nós não temos circulação de sarampo, mas essa situação pode ser ameaçada se a gente não levar as crianças para vacinar."

Devem ser vacinadas crianças de todos os municípios, nos estados que não atingiram a meta. A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues, ressalta que os estados com baixos índices de vacinação correm o risco de enfrentar um surto da doença, principalmente aqueles com grande fluxo de turistas. O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca e manchas avermelhadas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção. [Confira a matéria produzida pela Web Rádio Saúde]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template