acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Uso inadequado de laptops e tablets traz prejuízos à saúde

Além da tendinite e da bursite, mais uma 'ite' passou a incomodar as pessoas

Além da tendinite e da bursite, mais uma 'ite' passou a incomodar as pessoas. A laptite não é uma nova modalidade de inflamação, mas uma forma de reconhecer a postura errada de muitos brasileiros na hora de usar um laptop ou os tablets, aqueles novos computadores de mão. Esses computadores, apesar de serem mais modernos e práticos, podem trazer problemas sérios para a saúde. O INTO, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, alerta que o uso desses dispositivos com uma postura errada pode causar inflamações nas articulações e desconforto muscular.

É o caso da jornalista Isabella Soares. Ela usa o laptop em casa por, pelo menos, três horas por dia. A jornalista já sente os efeitos negativos da má postura. "Muitas vezes coloco o computador no colo, na intenção de usar rapidamente. Aí boto na cama, ou deito de lado apoiada com ele na cama. Como o colchão é mole, acabo ficando com dor nas costas”, observa.

O especialista do Centro de Cirurgia do Ombro do Into, Marcus Vinícius Galvão Amaral, aconselha que o notebook seja utilizado apoiado em uma mesa, e que as cadeiras tenham braços para apoiar os membros superiores."Se puder utilizar o mouse, ele é melhor do que o teclado na manipulação do notebook ou laptop. Se for usar algum tipo de tablet é interessante que você tenha algum tipo de suporte para apoiar o tablet”.
O especialista ressalta, ainda, que uma boa série de alongamento, mudar de posição depois de algumas horas de trabalho em frente ao computador e manter a prática de atividades físicas são os segredos para prevenir esses desconfortos. [com reportagem por Vanessa Silvestre >  ouça a matéria na Web Rádio Saúde]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template