acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 23 de julho de 2011

Saúde: Para ser feliz é preciso não esconder momentos de tristeza

Você sabe qual o segredo da felicidade? Permitir-se ficar triste. A análise foi feita pela psicóloga do Grupo Hospitalar Conceição (RS), Maria da Glória Telles da Silva. A especialista afirma que saber reconhecer a tristeza é um ato de autoconhecimento. “São estados que implicam numa reflexão de como se colocou frente aquilo. É algo que tende a ser não valorizado socialmente. Hoje as pessoas são mais ação do que reflexão”, acredita a psicóloga.

Maria da Glória ressalta que mascarar esse sentimento pode trazer muitos prejuízos para a saúde. "Ninguém entra num quadro que hoje é chamado de depressão assim do dia pra noite. Isso em geral é efeito de um acúmulo de coisas negadas, não valorizadas na vida de uma pessoa. São essas coisas que vão distanciando as pessoas daquilo que é mais intimo dela mesmo: sua verdade, seus desejos."

A depressão, por vezes, é apresentada quando há a perda de interesse em si próprio. A pessoa procura se afastar do trabalho, dos amigos, da família. Nesse quadro, alguns tendem a optar por um sono excessivo como uma forma de fuga dos problemas e insatisfações.

"Se a pessoa souber reconhecer as coisas que lhe causam tristeza terá condições de reinvestir, de reavaliar, refletir. Mas quando passa a ser algo paralisante, que se acentua cada vez mais, isso deixa de ser uma tristeza produtiva. É apenas nessa paralisia da vida, das relações, é que se detecta que algo não está bem", observa a psicóloga do Grupo Hospitalar Conceição

A especialista afirma que, além de reconhecer a própria tristeza, é fundamental respeitar esse sentimento em outras pessoas, para que se mude a cultura de que a tristeza é algo ruim. [com reportagem de Vanessa Silvestre > ouça a matéria na Web Rádio Saúde]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template