acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 26 de julho de 2011

Coluna do LeoSodré

As redes sociais reacendem a cidadania

Leonardo Sodré / Editor
noticiamundo@gmail.com

Outro dia ouvi alguém dizer o velho jargão de que a imprensa era o quarto poder do sistema democrático, que está montado verdadeiramente nos três poderes constituídos: Executivo, legislativo e judiciário. Nesse caso, segundo aquele alguém, a imprensa exercia esse papel sem fazer parte de governo, influenciando as grandes decisões.

É verdade que ao longo dos anos o jornalismo investigativo descobriu muitas falcatruas e que muitos esquemas de corrupção caíram por terra. Desde que foi criada a imprensa realmente influência a opinião pública e quando os regimes passam a ser ditatoriais as primeiras vítimas das mordaças são os jornalistas e os seus veículos.

Mas, agora surgiu outro poder, que poderá tomar ares de ser realmente o quarto poder. Trata-se das redes sociais pela Internet, que estão reacendendo a cidadania e que, por sua vez, pautam a imprensa. Na verdade, os movimentos tomam forma a partir da divulgação de fatos que incomodam a sociedade, pela imprensa.

A aliança tácita entre a imprensa e as redes sociais tem sido boa para a democracia e nunca antes na História do Brasil tantas manifestações espontâneas, sem que seja preciso nenhuma influência de partidos barulhentos e improducentes, têm acontecido nos últimos meses. A Internet tornou-se o longo braço das reclamações. As pessoas se reúnem e protestam desejando que os políticos fiquem nas suas casas de Leis, trancados em infrutíferas audiências públicas.

BECOPRESS

ABC APOSTA NO FATOR CASA
O ABC pretende nunca mais sair do G4 até o final do Campeonato Brasileiro da Série B, apesar de muitos abecistas torcerem para permanecer na B, e aposta no fator casa para não deixar isso acontecer. Nesta terça-feira, o time terá pela frente o São Caetano, às 21h50.

RICARDO E ROBINSON NA ESTRADA
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, e o vice-governador Robinson Faria visitaram o prefeito de Passagem, Ronaldo Barreto, no encerramento das festividades em torno dos padroeiros da cidade do Agreste, Sant'Ana e São Joaquim. Antes de assistirem o show de Saia Rodada, Ricardo e Robinson jantaram na casa do prefeito.

NOVA DIRETORIA NO SINDUSCON
Entre os recém empossados membros da nova diretoria do Sindicado da Industria da Construção Civil do RN, Sinduscon, o engenheiro Érikson Marques de Oliveira, da Construtora Conisa, recebeu a nomeação de Diretor de Política Ambiental.

ELE NÃO SABIA
Enquanto o ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol afirma que ainda é cedo para os natalenses perceberem a Copa de 2014, o assunto mais comentado em Natal é exatamente sobre o evento. E o pior, as especulações é para saber se vai ter Copa na cidade ou não.

SORTUDO
Além de estar com um time bom e maduro o suficiente para virar jogos, o América pode contar com a sorte histórica do presidente do clube, deputado Hermano Morais.

É REALEASE PRÁ CÁ, É RELEASE PRÁ LÁ...
Compreendendo bem o valor da mídia espontânea as assessorias de comunicação do Governo do Estado e da Prefeitura de Natal divulgam qualquer evento como de importância ímpar.

TEXTO GENIAL
Genial o texto do jornalista Everton Dantas publicado hoje, 26, no Novo Jornal, imaginando um pesadelo tido pela prefeita de Natal, Micarla de Sousa.

O SUCESSO DAS VADIAS
A Marcha das Vadias, sábado, 23, foi um sucesso. Valeu também pelos cartazes, com frases para lá de criativas.

O MISTÉRIO DOS ASSALTANTES QUE SE TELETRANSPORTAM
O maior mistério do episódio do assalto a casa da empresária Priscila Gimenez é o de como os bandidos entraram em um condomínio de luxo, altamente vigiado e com cerca elétrica sem acionar nenhum dispositivo de segurança.

JUMPER
Em 2008 Doug Liman dirigiu um filme chamado “Jumper”, adaptado de um livro homônimo escrito por Steven Gould em 1992, sobre pessoas que podiam se teletransportar para todos os lugares. Mas, nesse caso era pura ficção.

MÃO ÚNICA EM LAGOA NOVA
A Prefeitura de Natal – leia-se Semob - está estudando implantar mão única em algumas artérias de grande fluxo de tráfego no bairro de Lagoa Nova. Quando a turma se reúne é um perigo. Da última vez fecharam vários retornos, produzindo mais estresse nos sofridos e sacolejados motoristas da capital.
AGENDA

CONFRARIA DO CHORO
O 6º encontro, será realizado no Veleiros Restaurante nesta quinta-feira, 28, às 19h30. Lembrem de levar um quilo de alimento não perecível. A organização continua com a campanha em prol do Lar da Vovozinha.

HOJE TEM BLUES NO BECO
Com show de Simona Talma  e os Compradores de Charuto, às 20h, defronte ao Bar da Meladinha, Centro Histórico. Mais informações: 9175 -9870 ( Marcelo Veni ). O evento é gratuito.

PRESS RELEASES

CURSO DE APICULTURA
A cidade de Lajes, localizada na região Central do Estado, receberá nos próximos dias 01 a 23 de agosto, curso pioneiro desenvolvido pelo Sistema Faern/Senar, que aborda toda a cadeia produtiva da Apicultura.

CONFERÊNCIA
Buscando perceber a saúde pública do ponto de vista dos usuários e, assim, definir melhorias na prestação desses serviços, a Prefeitura de Ipanguaçu promoveu durante esta segunda-feira (25) a 3ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema “Todos Usam o SUS.

BLOQUEIO DE FUNDOS DA MERENDA ESCOLAR
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizou neste mês de julho um bloqueio no repasse dos recursos destinados a merenda escolar do município de São Gonçalo do Amarante. Apesar da interrupção na destinação da verba os estudantes da rede municipal de ensino não tiveram a alimentação suspensa.

SOLUÇÃO
O prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, determinou que o município custeasse, com recursos próprios, o fornecimento da merenda escolar para que os alunos não fossem prejudicados. De acordo com o secretário municipal da Educação, Abel Neto, o bloqueio do FNDE ocorreu por desaprovação da prestação de contas durante a gestão de 2004.

CADERNO DE SAÚDE
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou, nesta terça-feira (26), mais um Caderno de Saúde. A publicação, elaborada pelos técnicos da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), é semestral e faz um relatório da situação da saúde no Rio Grande do Norte. O caderno está disponível no site da Sesap (www.saude.rn.gov.br), na Seção “Saúde em Destaque”, clicando em Boletins.

SÃO JULHÃO
O Projeto Sou Solidário organiza mais uma edição do evento São Julhão, festejo junino já tradicionalmente realizado em julho. A festa acontecerá nesta sexta-feira, 29, às 20h, no Átrios Recepções (por trás da Salinas).

MINHA CASA, MINHA VIDA
A Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal e a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante realizaram nesta segunda-feira (25) a solenidade do sorteio de 112 habitações do programa Minha Casa, Minha Vida, desenvolvido pelo governo federal em parceria com o município.

REVISÃO DA APOSENTADORIA
Os aposentados e pensionistas já podem verificar se têm ou não direito à revisão do teto previdenciário. O Ministério da Previdência disponibilizou hoje (25) no seu site um espaço para essa consulta, que pode ser feita no endereço http://www3.dataprev.gov.br/cws/revteto/index.asp.   Além deste site a consulta também pode ser realizada pela central 135. Os beneficiários deverão informar o número de benefício, o CPF, a data de nascimento e o nome completo para saber se foram ou não selecionados para a revisão.

MICARLA QUER PARCERIA PARA AUMENTAR SEGURANÇA
A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, visitou na tarde desta segunda-feira (25), as instalações do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Acompanhada da cúpula da segurança pública da cidade do Natal e do Governo do Estado, discutiu o aumento da integração entre estas duas esferas de poder, com o objetivo de melhorar a segurança pública junto à população.

CARVANA DA SAÚDE
A Caravana da Saúde Escolar chega, na tarde desta terça-feira (26), à Escola Municipal Maria Alexandrino Sampaio, no Parque das Dunas, Zona Norte de Natal. O primeiro dia será de organização e montagem de equipamentos, para a disponibilização de consultas e exames em alunos e funcionários da instituição até a próxima sexta-feira (29).  Esta é 13° escola municipal visitada, durante o 2° ano de ações do projeto na cidade.

PREFEITURA DE NATAL VAI PADRONIZAR AS FEIRAS
A Prefeitura de Natal vai padronizar as 22 feiras livres da cidade.  Reunião neste sentido ocorreu hoje (26), na sede da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), envolvendo o secretário Cláudio Porpino, o promotor do Meio Ambiente, João Batista Machado, além de representantes de secretarias municipais e órgãos públicos estaduais. Na reunião, ficou definido que a padronização iniciará pela feira das Quintas, em razão do seu tamanho reduzido.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template