acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 9 de julho de 2011

Coluna Becopress de Leonardo Sodré

Quem cuida do mundo?


Um canal da Sky – já fiz uma referência sobre o assunto neste blog – vem recorrentemente mostrando uma peça publicitária afirmando que os dirigentes mundiais não conseguem eficiência na condução do bem estar das cidades, mas que mesmo assim as coisas funcionam.

O canal mostra imagens de várias cidades do Mundo. Mostra o trânsito, as pessoas andando e vez por outra, enquanto repete o reclame, mostra imagens de anjos esculpidas em antigos monumentos. Obviamente o diretor desse filme tenta infundir a impressão de que somos cuidados por seres celestes.

Em um momento a peça justifica a idéia colocando no texto que esses cuidadores – a propaganda em momento algum se refere a anjos -, são eficientes e dedicam-se integralmente a cuidar das pessoas deste Mundo. Claro, ele termina descambando para anunciar a programação do próprio canal, como se ele se preocupasse integralmente conosco. Genial.

Entretanto, o diretor deixa o seu toque pessoal de fé enquanto sugere que os anjos estão entre nós. Será que os anjos estão entre nós? Quem foi criado na fé católica foi ensinado a acreditar nisso, a saber, que todos têm um “Anjo da Guarda”. Sempre ao nosso redor, nos protegendo. Até nos ensinaram a oração que começa assim: “Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador...”

Saul de Tarshis, depois Paulo de Tarso e por último São Paulo, homem de muitos nomes e terríveis contradições, precisou cair de um cavalo para acreditar no intangível. Um dia escreveu: “Não é contra homens de carne e osso que lutamos. Lutamos contra as potestades que nos rodeiam e que estão no ar”.

Ora, se existem potestades invisíveis no ar a tentar subverter o nosso livre pensar, por que não haveria anjos para nos proteger?

Fomos criados para termos o livre arbítrio. Por isso uns podem acreditar em anjos, como eu, e outros não. Mas, na contramão da criação, cujo primeiro sintoma é o de liberdade de pensamento e de crença existem alguns que, na contravia da cultura e do conhecimento, são intolerantes com relação a quem acredita no que não vê.

E quem tem maior fé? O que acredita no que vê? Ou o que acredita no que não vê?

PRAIA MUSICAL
O Praia Shopping continua com sua programação musical durante o mês de julho. Confira a agenda para o final de semana: No sábado (9), Rodolfo Amaral e Fernando Botelho em show “Acústico”, a partir das 21h. No domingo (10), Tânia Soares e Wallinson Santos também com o show “Acústico”, às 21h e na segunda-feira (11), é a vez de Edja Alves soltar a voz, a partir das 20h.

PROPOSTA
O Governo do Estado encaminhou ofício com proposta ao SINPOL/RN no final da manhã desta sexta-feira, 09. Desta maneira, os agentes e escrivães se reúnem logo mais, às 17h, para fazer uma avaliação. A Assembleia Extraordinária acontecerá na sede do Sindicato, à Avenida Rio Branco, Centro.

CÚMPLICE
O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, foi um dos signatários do termo de cooperação para treinamento de mão-de-obra para pesca oceânica de atum. O documento foi assinado no final da manhã desta sexta-feira, 08, em cerimônia realizada na Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern). Também assinaram o termo o ministro da Pesca e Aquicultura, Pedro Sérgio; e a governadora Rosalba Ciarlini.

CAMPANHA
A WSC Empreendimentos está finalizando os preparativos para o lançamento da nova campanha promocional, que deverá ser lançada no início de agosto. A campanha tem como personagens principais o jogador de futebol Paulo Júnior e sua esposa Sânzia Moniky, além de duas crianças interpretadas por Letícia Vicente e Heitor Escóssia.

CONGRESSO
A secretária de Saúde do Natal, Maria do Perpétuo, participa até a próxima terça-feira (12) do XVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que ocorre no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília e vai reunir cerca de seis mil secretários municipais de saúde, gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil.

LEITE
A campanha para arrecadar leite materno e recipientes de vidros para o armazenamento e utilização nas maternidades municipais de Natal continua e está conseguindo envolver a população da capital. Na maternidade das Quintas, já foram arrecadados 120 recipientes que foram enviados para o Hospital da Polícia Militar, responsável por armazenar o material.

ESPERANÇA
O ABC espera aproveitar a fase conturbada do Guarani no Campeonato Brasileiro da Série B para voltar para casa com os três pontos na bagagem.

POSSE
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, participou nesta sexta-feira (8), da posse do conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte.  O novo conselheiro, que assume a vaga deixada por Getúlio Nóbrega, foi nomeado pela governadora Rosalba Ciarlini em junho e teve o nome ratificado por unanimidade pelo Legislativo Potiguar.

DECISÃO
A juíza Maria Auxiliadora Rodrigues, titular da 6ª Vara do Trabalho, extinguiu nesta sexta-feira, 08, processo, sem o julgamento de mérito, que o Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas e de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional do Estado do Rio Grande do Norte (Senalba), movia contra o Estado em favor dos funcionários da ONG Meios.

OPORTUNISMO
No entendimento da Juíza, citando também decisões anteriores de Tribunais sobre a matéria, o Senalba não poderia ser parte legitimamente ativa do processo representando os funcionários, o que ensejou pela decisão de encerrar a ação sem o julgamento de mérito. Segundo a Juíza, os direitos reclamados não eram os mesmos para cada reclamante, vez que cada um tinha particularidades na relação trabalhista com a ONG.

A RECLAMAÇÃO
A reclamação trabalhista pedia a condenação do Meios e do Estado do RN, de forma subsidiária, a pagar as verbas rescisórias, liberação do FGTS e das guias de seguro-desemprego, depósitos fundiários de julho de 2010 até maio de 2011; multa do art. 467 da CLT, compensação dos créditos recebidos em ações judiciais, pelas demissões ocorridas em dezembro de 2010.

ÁGUA
A governadora Rosalba Ciarlini esteve em Assú, na tarde desta sexta-feira (08), onde visitou as obras de construção do Conjunto Residencial Irmã Lindalva, ao lado do prefeito Ivan Junior. Na ocasião, a governadora assinou convênio, no valor de R$ 261 mil, para viabilizar o abastecimento de água do conjunto.

REFORÇO
O América-RN tem um novo reforço para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. Trata-se do atacante Wanderley, ex-Ponte Preta e Guarany.

PROCURANDO BANDIDOS
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), por meio da Polícia Militar, deflagrou nesta sexta-feira (8) mais uma operação na Zona Norte de Natal. Os pontos estratégicos para a presença mais ostensiva dos policiais foram indicados pela Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (SAEC).

OS ALEMÃES ESTÃO CHEGANDO
Atendendo a convite encaminhado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, chega ao Rio Grande do Norte uma comitiva de empresários alemães do ramo da energia eólica. O prefeito de Furth im Wald, Johannes Müller, também integra o grupo. Neste sábado (9) os alemães conhecem o parque eólico de Rio do Fogo. No domingo, o grupo segue para Pedro Velho.

VLT
Atendendo a uma solicitação da deputada federal Fátima Bezerra, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, receberá a bancada federal potiguar, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e os prefeitos da Região Metropolitana de Natal dia 13 de julho para discutir o projeto de ampliação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template