acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Saiba como combater o estresse sem atrapalhar a rotina

O estresse é um mal que atinge milhares de pessoas em todo o mundo e pode ser provocado por diversas situações do dia a dia, como cobranças do chefe, prazos apertados e excesso de tarefas em casa e no trabalho.

Segundo o pesquisador do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Augusto Bozza, sete segundos são suficientes para o organismo perceber uma situação estressante e manifestar diversas reações, como pressão arterial alta, batimentos cardíacos acelerados, mãos e pés frios e suados. “O problema é quando o estresse fica acumulado pelo tempo e acaba gerando situações como angina, infarto, derrame arterial e hipertensão arterial. A situação é agravada em diabéticos”, explicou Augusto Bozza.

No entanto, o pesquisador diz que mesmo mantendo as obrigações diárias, é possível evitar que toda essa tensão apareça, ou pelo menos que ela diminua bastante. Basta praticar uma atividade física regula. A razão é que ela fortalece o sistema imunológico e reduz as chances do estresse provocar sintomas desagradáveis.

Augusto Bozza lembra que outro cuidado importante é reservar um horário na agenda para o lazer, a família e os amigos. Para ele, esses são excelentes antídotos para relaxar o corpo, a mente e afastar de vez as tensões da rotina diária. [Confira aqui matéria produzida pela Web Rádio Saúde]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template