acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 7 de junho de 2011

Pescado brasileiro é debatido por comissão da CNA em visita ao RN

Foto:divulgação
Discutir o pescado e todas as formas de como melhor aproveitar esse filão para o incremento da economia foi um dos pontos principais da 2ª reunião da Comissão Nacional da Aquicultura da CNA, que neste ano resolveu promover o encontro no Rio Grande do Norte e contou com o apoio do Sistema Faern/Senar na organização do debate. Nesta segunda-feira (06), o Centro de Treinamentos Senadora Kátia Abreu, em Parnamirim, foi o local dos debates e palestras sobre a condição do pescado no país, seus números e os seus objetivos ao longo dos anos.

No encontro, diversas autoridades da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ligadas ao mundo da aqüicultura explicaram os seus motivos para, tanto os governos, quanto o empresariado, voltarem os seus olhos para esse mercado em constante expansão.

Exemplo

De acordo com o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, que participou da abertura do evento, a carcinicultura no Rio Grande do Norte é um dos exemplos mais dinâmicos do bom desempenho da aqüicultura brasileira.

“A nossa produção de camarão é uma das mais fortes e competitivas do mundo. Somos exportadores do produto para grandes centros comerciais como a Europa, e isso só é possível por conta do nosso dever de casa bem feito. Os nossos produtores de pescado são corretos nos seus trabalhos e sabem que esse mercado é pujante. Acredito que seremos muito maiores se tivermos mais incentivos”, ressaltou Vieira.

Na reunião, a presidente da comissão Nacional de Aqüicultura da CNA, Miyuki Hyashida, lembrou da conversa que teve no final de maio com a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, onde tratou de apresentar as demandas da entidade ao Governo federal. “Os pedidos incluíam ações como o apoio para capacitação de mão de obra na atividade aquícola, e na ampliação da produção de pescados, licenciamentos ambientais para criações e medidas para reduzir o custo de produção, como a redução da tarifa de energia elétrica e da carga tributária que incide sobre a cadeia produtiva”, lembrou Hyashida.

Treinamento

Na reunião em Parnamirim, o presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira, informou aos membros da comissão que uma boa ajuda aos produtores rurais é fornecida pela instituição, com os vários cursos voltados para o aproveitamento do pescado. “Aqui mesmo, nesse centro de treinamentos, já capacitamos diversas pessoas com os cursos de beneficiamento do pescado. Aulas que proporcionaram um novo prisma para esses produtores em relação ao produto” ressaltou Vieira. [Com reportagem de Paulo Correia]



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template