acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 7 de junho de 2011

Pesquisador da Embrapa fala sobre impulso do pescado para os próximos anos


Foto:divulgação

Na 2ª reunião da Comissão Nacional da Aquicultura da CNA, realizada no RN, uma das palestras mais abrangentes foi a que tratou sobre o futuro da atividade pesqueira no Brasil. Desenvolvida por Carlos Magno Campos da Rocha, pesquisador aposentado da Embrapa. A palestra versou sobre todos os números da pesca no país e os entraves e soluções para essa atividade.

De acordo com Rocha, a produção do pescado no Brasil aumenta a cada ano e muitos produtores rurais já perceberam o imenso potencial desse campo para alavancar as suas produções. “Quando comecei na Embrapa, aqüicultura e carcinicultura eram coisas de outro mundo. Produtor rural não queria saber disso. Aqui no Brasil só se pensava em bois e vacas. Peixe? Isso não passava de sonho. E agora, como é a nossa realidade? por isso aposto com tanta firmeza nesse setor. As feiras e os negócios sendo firmados em volta do pescado estão ai para todos observarem. As exportações de camarão do RN estão ai, será que ninguém vê?”, perguntou Rocha.

Rocha ainda explicou que os bons números da pesca no Brasil poderão aumentar a níveis nunca vistos, mas que isso somente dependerá de vontade política e empresarial.

Incentivos

"É necessário criar uma política de incentivos ao setor, reduzindo os impostos cobrados, facilitando a aquisição de equipamentos e embarcações e treinando o pessoal. E isso é fundamental: treinamento, capacitação profissional. Sem isso, só gastaremos o dinheiro da União com a construção de prédios e isso, definitivamente, não irá colocar o país em outro patamar nas pesquisas sobre o pescado”, finalizou Carlos Magno Rocha. [Com reportagem de Paulo Correia]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template