Temas atuais ligados a área de enfermagem serão discutidos durante o dia de hoje na 72ª Semana Brasileira de Enfermagem que está sendo realizada no Praiamar Hotel. Um dos temas da programação de hoje é a questão da segurança e qualidade nos serviços de saúde um dos grandes desafios da sociedade contemporânea. A palestra “Enfermagem e a gestão da segurança do paciente”, inicia às 10h sendo ministrada pela profª Tatiana Elias (UFRN/Unimed). A questão da segurança do paciente vem sendo estudada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que estima que 1 em cada 10 pacientes possa ser vítima de erros e eventos adversos durante a prestação de assistência à saúde no mundo e que medidas de prevenção precisam ser adotadas com vistas a reverter esse panorama.
“A situação dos serviços de enfermagem na rede hospitalar do RN e a construção de uma agenda propositiva” será o assunto da Roda de Debate coordenada pela presidente do COREN-RN, enfª Alzirene Nunes de Carvalho, das 14h às 17h. Contribuindo para esse debate estará presente como sistematizadora a coordenadora da fiscalização do Coren-RN, enfª Valkíria Martins, e a presidente da ABEn/RN Enfª Maria Coeli Azevedo.
Com o tema “Cuidados de Enfermagem, Ética e Inovações”, a Semana Brasileira é uma promoção conjunta entre a Associação Brasileira de Enfermagem Seção RN (ABEn/RN) e o Conselho Regional de Enfermagem do RN (Coren).
Durante o evento será destacada a realidade da assistência de enfermagem no Estado do Rio Grande do Norte, as dimensões éticas, técnicas e políticas e os desafios para a prática de Enfermagem na atualidade.
O evento discutirá também a questão da “Formação e Cuidado de Enfermagem de Qualidade” e questão da “Aprovação de PLs de interesse da Enfermagem”: Situação atual e estratégias de luta.”.
A SBEn será promovida também no interior do estado onde será realizada a Roda de Debate “Situação dos serviços de enfermagem na Atenção Básica de Saúde e na rede hospitalar. Elaboração de uma agenda propositiva”, no dia 15/05 em João Câmara, 17/05 em São José do Mipibu, 19/05 em Pau dos Ferros, 24/05 em Caicó, 25/05 em Santa Cruz e 31/05 em Mossoró.
História da Semana Brasileira de Enfermagem
Foi instituída pelo Decreto nº 48.202 de 1960 pelo Presidente Juscelino Kubitschek,no intervalo de 12 a 20 de maio. Esse decreto estabelece que "no transcurso da Semana deverá ser dada ampla divulgação às atividades da enfermagem e posta em relevo a necessidade de congraçamento da classe em suas diferentes categorias profissionais, bem como estudados os problemas de cuja solução possa resultar melhor prestação de serviço ao público". Inicia no dia 12 de maio data do nascimento de Florence Nightingal, ícone da enfermagem e data instituída o dia do Enfermeiro pelo Decreto nº 2956 de 10/11/38 pelo Presidente Getúlio Vargas.
Ascom Coren-RN
0 comentários:
Postar um comentário