As fortes chuvas da última semana prejudicam a qualidade da água em sete cidades do Rio Grande do Norte: Espírito Santo, Várzea, Santo Antônio, Passagem, Pedro Velho, Montanhas e Nova Cruz.
De acordo com a Caern (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte), a chuva arrasta barro e vegetação para os rios, tornando impossível a filtragem da água nas estações de tratamento. Por esse motivo, a empresa resolveu suspender na manhã de sexta-feira (20) o abastecimento de água para as cidades, até as chuvas diminuam e a água dos rios alcance um nível de qualidade possível ao tratamento. As cidades atingidas são: Espírito Santo, Várzea, Santo Antônio, Passagem, Pedro Velho, Montanhas e Nova Cruz.
A interrupção no abastecimento aconteceu após a constatação de que, mesmo lavando os filtros com maior frequência e dobrando a quantidade de produtos químicos, era impossível atingir um padrão de qualidade para a água distribuída a essas cidades.
Para abastecer Espírito Santo, Várzea, Passagem e Santo Antônio, a Caern capta água nos rios do Salto, Pedras, Una e Timbol; para Pedro Velho, Montanhas e Nova Cruz, a captação é feita no rio Piquiri. Ao todo, são distribuídos 920 metros cúbicos de água por hora para as cidades. [Fonte: UOL Notícias]
0 comentários:
Postar um comentário