acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

“A ZPE do Sertão vai agregar valor aos produtos da Região do Vale do Açu”

De acordo com o prefeito, várias empresas nacionais e internacionais estão interessadas em participar do projeto

O prefeito do Assú, Ivan Júnior, disse hoje que a ZPE do Sertão irá mudar a face da economia e do desenvolvimento do Vale do Açu e de várias regiões do Estado do Rio Grande do Norte. “A ZPE do Sertão, aprovada pelo Governo Federal e sancionada pelo presidente Lula em 2010 irá agregar valor aos produtos da região”, disse o prefeito nesta segunda-feira, 28, no início da manhã, em entrevista a InterTV Cabugi.

O município do Assú, onde será localizada a ZPE do Sertão é forte no setor de fruticultura e produtos minerais. “O projeto é levar desenvolvimento, capacitar e gerar emprego e renda”, informou Ivan Júnior. “Temos fruta, calcário e ferro, entre outros produtos, que hoje em dia são exportados de forma primária e que, com a ZPE do Sertão, poderão ser beneficiados, agregando – como eu já disse – valor e incrementando a economia do Estado”, completou o prefeito.

“Na semana passada estive na Receita Federal com um dos gestores da ZPE do Sertão, o consultor Brian Tripler, para darmos entrada no pedido de alfandegamento, parte integrante do processo de consolidação do projeto”, informou o prefeito do Assú. “A partir da autorização da Receita Federal, a empresa responsável pela administração da ZPE passará ao fazer as obras de infraestrutura”, revelou.

Contatos
De acordo com o prefeito, várias empresas nacionais e internacionais estão interessadas em participar da ZPE do Sertão. Ele disse que vários contatos estão sendo mantidos nessa direção. As empresas interessadas obtêm numa ZPE o direito de realizar exportação de grande parte de sua produção com incentivos fiscais relevantes. “Tudo leva a beneficiar as empresas que irão participar do projeto, que será em uma área já desapropriada pela prefeitura, de mil hectares”, enfatizou Ivan Júnior.

Com relação à mão de obra o prefeito do Assú informou que já estava trabalhando de forma articulada com o Governo do Estado e com universidades para que haja cursos de capacitação. E, com relação a escoamento dos produtos, o prefeito disse ter esperança que o projeto da Ferrovia Transnordestina, diante da aprovação da ZPE do Sertão pelo Governo Federal, possa ser estendido para a região. A ZPE do Sertão está localizada às margens da BR304. [Com reportagem de Leonardo Sodré]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template