acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Vale e Chapada do Apodi têm áreas de risco vistoriadas pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

Foto:Diomedio Paiva/Divulgação
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Apodi realizaram durante todo o dia desta quinta-feira (20), levantamento e a vistoria das áreas de risco do município. O estudo tem o objetivo de identificar os principais pontos de risco na Chapada, Vale do Apodi e nas áreas periféricas da cidade.  Com essas informações será possível prevenir tragédias ambientais e elaborar um plano de contingência, para reforçar a atuação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

O levantamento está sendo feito pelo coordenador da Defesa Civil de Apodi, Marcilio Reginaldo, Tenente Coronel, Josenildo Acioli Bento e do Major e comandante do Corpo de Bombeiro de Mossoró, Major Franklin Araujo de Souza, outros bombeiros e membros da Defesa Civil apodiense. A comissão percorreu vários pontos considerados de risco como a Baixa do CAIC no Bairro de Lagoa Seca, Barragem de Santa Cruz, comunidades rurais da Chapada, Vale e o Rio Apodi e verificaram os problemas para o relatório que será encaminhado ao comando geral do Corpo de bombeiro e para a governadora Rosalba Ciarline para evitar prejuízos maiores, caso a região venha a sofrer uma enchente.

No Vale do Apodi, os alagamentos são provocados também por obstrução do leito natural do rio, mas não devido à morte da mata ciliar e sim pela reação natural. Muitos dos moradores da várzea não deveriam ocupar as áreas, por ser leito natural do rio Apodi/Mossoró.

Outro possível prejuízo anotado pelo coordenador da Defesa Civil, especificamente nos anos de 2008 e 2009, é na chapada. "Ficou tudo abrejado e os animais ficaram doentes e as plantações morreram. Em 2010, o prejuízo foi por ter havido pouca chuva", comenta Marcilio Reginaldo. [com informações da Ascom]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template