acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 23 de janeiro de 2011

Fincado às raízes de suas casas e ilhado ao boom imobiliário

Ruas do bairro Tirol, proximidades da pauta da matéria
 – Foto arquivo do blog por Canindé Soares
O avanço do mercado imobiliário instalado em bairros tradicionais e centrais da capital do RN é um exemplo do que acontece em outros centros urbanos no país, que ao longo das últimas décadas tem expulsado os antigos moradores ou, pelo menos, mudado suas habitações por permutas de condomínios de apartamentos. Mas ainda há quem resista à especulação e tentação desse boom imobiliário, realidade essa retratada em matéria da repórter Erta Souza, do Diário de Natal. Confira, abaixo:

Moradores de casas cercadas por edifícios resistem a deixar imóveis

"Natal é uma cidade sempre nova, sem casario triste e sujo, sem os sobradões lúgubres que ainda o Recife é obrigado a manter". Publicado na edição do Diário de Natal do dia 10 de junho de 1949, o texto "Natal, cidade sempre nova", do folclorista Câmara Cascudo parece mais atual do que nunca e reflete o que vem ocorrendo em diversos bairros da capital potiguar: o desaparecimento das antigas e tradicionais residências em detrimento de um avassalador desenvolvimento urbano.

O ato dos moradores que ainda resistem a esse processo e às tentações de vender seu bem mais precioso está sendo considerado pelos estudiosos da área de arquitetura e desenvolvimento urbano como uma atitude de resistência, também bastante motivada pelo amor ao imóvel e pela tradição familiar. [Leia mais aqui]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template