acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Comadre Amália e os noventa anos que ficaram no passado

*Comadre Amália!

Por João Bosco de Araújo
Jornalista boscoaraujo@assessorn.com  

Foi na missa de sétimo dia, na capelinha do Abrigo de idosos. Ao fim da celebração, Toinha aproximou-se e logo me impôs: “Faça uma homenagem pra mamãe na missa de trinta dias”. São setenta; oitenta; noventa anos que estão no passado!

Percorrendo na história, foi em 1928 que o primeiro avião sobrevoou e pousou em Caicó, trazendo como passageiro o então governador do Estado, Juvenal Lamartine, para inaugurar o primeiro campo de aviação da cidade. Outro fato marcante foi a visita em janeiro de 1929, do poeta, romancista brasileiro Mário de Andrade, um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, que esteve em Caicó. Também em 1929, foi fundado e instalado o Banco Rural de Caicó. E na idade dos trinta anos de Amália, foi inaugurado em 1958 o Arco do Triunfo para lembrar a passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima pela cidade, em 1953.

Comadre Amália me dava prazer de vê-la. Sempre a chamei de comadre Amália, mas comadre Amália não era minha comadre. E era! Porque desde menino ouvira ela chamar meu pai, de compadre Pedro. Minha mãe, de comadre Alzira. E minhas irmãs, de comadre Socorro e comadre Salete. Não há como não ser comadre. Comadre na amizade, no carinho, na cumplicidade.

Como era gostoso ela comentar sobre meu pai e falava ‘compade Pedro foi o meu tutor’, ela me dizia que ainda menina-mocinha, confiava nele para administrar os negócios dela no Umbuzeiro de Zé Antônio, que era o seu tio José Antônio da Costa.

Esse relacionamento, essa convivência de Amália vem desde muitos anos com meu pai Pedro Saviano e surpreendentemente com minha mãe Alzira, posteriormente, na época em que ela foi ser professora no Umbuzeiro, na casa de Joana Costa, tia de Amália e mulher de Chico Francês. Nem será preciso dizer que Alzira, Amália e Severina Melada, agora sim, entra Melada na história, que foram fiéis amigas e cúmplices desde sempre. Severina Melada, sobrinha de Bertoleza, a mulher do velho Manoel Antônio do Umbuzeiro, avô de Amália, que ela o chamava de “Pai-Véio”.

Melada e Amália viveram suas infâncias e juventude entre as casas de Bertoleza e de Zé Antônio. Amália era mais nova 10 anos que Severina; uma de 1928, a outra de 1918. 

Alzira Tavares, formando o trio das “cajazeiras”, a mais nova, de 1929, chegou ainda mocinha para alfabetizar as crianças do lugar e, acreditem, acabou se casando com o coroa Pedro Salviano, mais velho 22 anos e que era noivo de Severina Melada. Circunstâncias e cumplicidades, inusitadamente, aumentando cada vez mais a amizade das três “marias”. Tanto Amália e Alzira se casaram em 1947. Severina, pouco tempo depois, uma primeira experiência com Raulzinho, filho de Raul Belo, e anos depois, já idosa, definitivamente com Manoel Chagas.

Comadre Amália foi uma lutadora e venceu! Nem preciso destacar. A vida se constrói de muitos detalhes, muitas emoções, de perdas e conquistas e que ficam as coisas boas que podemos deixar para a eternidade.

Certa vez, ouvindo episódios das duas amigas, descobri que mamãe preferia comprar os pães no balaio da comadre que ela vendia no sítio e levava na camionete de papai, ao retornar da feira do sábado, na rua.

Outro fato pitoresco, agora das três ainda solteiras, tem a ver com os bilhetes que Amália pedia para a professorinha escrever para um novo namorado, ocorrendo uma vez que a mensagem dita foi maldosamente alterada em favor da escrevente que estava interessada era de namorar aquele rapaz do sítio Açudinho.

E era assim que nos encontros e reencontros divertíamos sorrindo. O último foi na Festa de Sant’Ana, do ano passado, na Seresta ao lado da Catedral.

É preciso que aceitemos quando uma etapa da vida se acaba. Agora nos restam as lembranças e as emoções jamais poderão ser negadas!

Como este Arco do Triunfo, que embeleza a nossa cidade e lembra o triunfo espiritual da fé na Mãe de Jesus, roguemos para que Sant’Ana interceda e Se lembre da alma de nossa querida Amália Costa, e que descanse em paz.

Viva comadre Amália!

- Lembrando que no próximo dia 22 ela aniversaria 90 anos de idade.

*Texto a ser apresentado na missa de trigésimo dia de sua morte, neste domingo (4), a partir das 6h30, na Catedral de Sant’Ana, em Caicó.
Foto arquivo/Assessorn.com
©2018 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. Amália tem um espírito livre e sua mente muito além de seu tempo. Acompanhou a história desde o coronelismo, era do rádio,do pao de arara, até os dias atuais da política sem causas, TV digital, do avião tempos atuais. Inclusive, viajando muito em voos ao sul do país. Sem medo, destemida,ver a vida sem complicações e a morte nunca foi vista como algo de outro mundo, sendo para ela tão natural como o viver. Ainda em prosa disse: "existem 3 coisas boas nesse mundo... namorar, dançar e viajar!" - Sorriu. Simples assim. (Sidney Caicó)

    ResponderExcluir
  2. Muito oportuno o seu comentário, que o torno visível para o compartilhamento público, em: Autor de O tesouro de Sant’Ana: "Amália viveu uma mente além de seu tempo" > este o link: http://www.assessorn.com/2018/02/autor-de-o-tesouro-de-santana-amalia.html

    ResponderExcluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template