acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 30 de maio de 2015

Livro mistura ficção e fatos históricos de um povoado no sertão de Caicó

Foto ilustrativa criada pelo autor
Intercalar personagens fictícios com a realidade vivida por antepassados: esta a trama central de um livro criado por um sertanejo nascido em uma comunidade rural do interior do RN. “O Tesouro de Sant’Ana” é o título da publicação que será lançada em breve, segundo afirma Sidney Caicó, autor do livro.

Como se vê, as personagens das histórias e estórias apresentados no livro são extraídas da região Seridó, embora o Tropeiro Manelantônho, que centraliza o enredo, viaje através dos tempos passando pelos sertões do Brasil e mundo afora, como nos Estados Unidos e Triângulo das Bermudas, acolhendo amigos e inimigos. Nesse contexto, trabalha secretamente para os aliados da Segunda Guerra Mundial e se torna fornecedor para os cangaceiros mais famosos da história do país, Lampião e Antônio Silvino. Sem contar que é amigo do jovem Frei Damião.

Segundo escreveu o autor, “o livro é uma criação formada a partir de fragmentos de imagens ou frases contidas na mente de uma criança, repassadas através dos tempos por pessoas que nascem com o dom da prosa”.

“As prosas nos alpendres, nas reuniões com a família, acompanhadas com um bom café, são histórias e estórias que falam da gente através de nossa gente”, complementa Sidney, segundo o qual essas prosas “fazem parte de uma teia que se interliga com outras que nos permeiam a vida e formam nossa cultura”.

O Primo, Daneco e Lãmprio, são outros personagens aventureiros do livro e se metem em situações, nada convencionais, como das aparições de objetos voadores não identificados e da Senhora Sant’Ana. Nisso, o Neto de Sant’Ana tem sua última tentação em terras seridoenses e ainda toca sanfona.

Criatividade à solta, como está explícito, em uma prosa misturada ao bel prazer de quem viveu essa realidade, na terra de um povoado sertanejo. Como no livro, o autor faz mistério sobre o lançamento e diz que será em breve, apenas revela que já mandou para a editora.

Nascido das raízes do Umbuzeiro, Sidney é bisneto de Manoel Antônio e neto de Manoel Salviano, e foi um dos organizadores do primeiro encontro das famílias Antônio e Salviano, em 2008, que ocorre durante a festa de Sant’Ana, em Caicó.

©2015 www.AssessoRN.com | Jornalista Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template