acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 10 de agosto de 2025

FELIZ DIA DOS PAIS!

 Por Fernando Luiz*

O programa Talento Potiguar de ontem foi dedicado ao Dia dos Pais, que é comemorado hoje. Obviamente, todos os dias são “Dias dos Pais,” mas no Brasil, a comemoração ocorre sempre no segundo domingo de agosto.

O Dia dos Pais surgiu nos Estados Unidos em 1909, quando Sonora Louise Smart Dodd resolveu homenagear seu pai depois de ouvir um sermão no Dia das Mães em uma igreja que ela frequentava. Seu pai, - que havia lutado na Guerra Civil Americana — depois da morte de sua esposa durante um parto, assumiu a tarefa de criar todos os filhos sozinho. 

No Brasil, a origem do Dia dos Pais é diferente. O surgimento da data foi impulsionado por Sylvio Bhering, publicitário e diretor do jornal O Globo que na década de 50 fez um concurso para homenagear os pais: o pai com o maior número de filhos, o pai mais jovem e o pai mais velho. O concurso foi um sucesso: premiou um pai que tinha 31 filhos, um pai de 16 anos e um pai de 98 anos. Os vencedores receberam suas homenagens e prêmios no dia 14 de agosto, um segundo domingo do mês, que a partir dali começou a ser comemorado nesse dia todos os anos como o Dia dos Pais.

No programa de ontem, que apresento todos os sábados, às 8:30 da manhã pela TV Ponta Negra afiliada ao SBT, participaram dois artistas: a cantora Adelita Oliveira (a Índia do Brasil) e o cantor Dan Castro, que não tem filhos. Eu entrevistei os dois músicos que acompanharam Dan Castro – os dois têm filhas menores de idade - e foquei a curta entrevista nas questões das facilidades – e perigos – que a tecnologia, principalmente a  Internet, coloca ao alcance dos jovens de hoje. 

Durante o programa, usei como BG’s duas canções: Meu Velho, sucesso imortal de Altemar Dutra e a consagrada Pai, de Fábio Júnior, mostrada ao público pela primeira vez na série Ciranda, Cirandinha, da TV Globo, que foi ao ar em 1978. A cena foi uma das emocionantes da TV, fez o Brasil chorar e o próprio elenco se derramou em lágrimas. 

Enquanto a canção Meu Velho fala de um pai idoso um homem que “cresceu com o tempo, que anda só e carregando uma tristeza infinita, de tanto seguir andando”, a música Pai, de Fábio Júnior tem um significado muito mais profundo que, mesmo depois de quatro décadas do seu lançamento, ainda faz muitas pessoas chorarem, inclusive próprio autor, que não contém as lágrimas quando a canta na TV e até mesmo em shows. O conteúdo emocional dessa música é profundo e desconhecido de grande parte das pessoas, pois retrata a relação dramática que envolveu Fábio Júnior e o próprio pai. A letra da música em determinado momento faz um apelo dramático: “senta aqui, que o jantar tá na mesa, fala um pouco, tua voz tá tão presa”, acrescentando mais adiante: “você foi meu herói, meu bandido, hoje é mais, muito mais que um amigo...” para concluir: “você faz parte desse caminho que hoje eu sigo em paz”.

Durante a infância, Fábio Júnior sofreu muito por causa das brigas entre seus pais, que eram muitas. Sua mãe, Nilva Correia Galvão, era professora de piano e seu pai, Antônio Luís Ayrosa Galvão, motorista de táxi. A relação entre Fábio Júnior e o pai era conturbada e depois da separação dos pais o artista sentia a necessidade de conversar abertamente com seu pai, a quem costumava visitar durante a separação, mantendo esses momentos em segredo para evitar desavenças com sua mãe. Essa relação foi marcada por altos e baixos e a música Pai, um desabafo, tornou-se uma homenagem emocionante a Antônio Luís, que teve um fim trágico: foi assassinado aos 53 anos, em abril de 1982, por dois homens, enquanto trabalhava.

Voltando ao programa Talento Potiguar, que foi ao ar ontem: abri o programa cantando Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo gravada por Roberto Carlos e usei as músicas Meu Velho e Pai como BG’s na abertura dos blocos 2 e 3. O programa teve um final emocionante, que todos podem assistir pelo youtube. 

Encerro tomando a liberdade de deixar para os filhos um recado: o melhor presente não é o mais caro; é aquele que nunca se esquece.

Feliz Dia dos Pais!

Instagram: @fernandoluizcantor

*Fernando Luiz: Cantor, compositor, escritor e produtor cultural. Formado em Gestão Pública, apresenta o programa Talento Potiguar, aos sábados, às 8h30 na TV Ponta Negra, afiliada do SBT no RN.

©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo- Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template