acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Cartaz sobre linguagem inclusiva em tuberculose tem lançamento pelo Projeto Zero Discriminação nos Serviços de Saúde

A prevenção, diagnóstico e tratamento da TB estão disponíveis nos serviços do SUS, e a doença tem cura quando o tratamento é realizado até o final

Com apoio do Ministério da Saúde, o projeto “Zero Discriminação nos Serviços de Saúde” acaba de lançar cartaz sobre linguagem inclusiva em tuberculose. O projeto é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/aids (Unaids), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e engloba uma série de peças comunicacionais chamadas “Na ponta das línguas”. Confira aqui o cartaz.

A iniciativa é composta por um guia e cartazes com conteúdo sobre linguagem inclusiva, mostrando a importância das terminologias usadas no dia-a-dia e da necessidade de serviços e trabalhadores refletirem e adotarem atitudes e palavras não estigmatizantes.

Conheça as publicações da série “Na Ponta das Línguas” e demais materiais do Projeto “Zero Discriminação nos Serviços de Saúde” no site www.sad.eco.br/repositorio

Estigma e discriminação na tuberculose

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença se destaca por ser a segunda doença infecciosa mais letal no mundo, atrás apenas da covid-19.

A prevenção, diagnóstico e tratamento da TB estão disponíveis nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), e a doença tem cura quando o tratamento é realizado até o final.

No entanto, ainda existe estigma em relação à TB, pela persistência de crenças e mitos sobre essa enfermidade. O estigma está ligado à discriminação das pessoas afetadas pela TB, que precisa ser enfrentado dentro e fora dos serviços de saúde.

Por Ascom/MS

Imagem do cartaz

©2023 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template