acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 28 de agosto de 2021

Oficinas do 4º Curta Caicó com inscrições abertas


O 4º Curta Caicó abre inscrições para oficinas formativas com temas relacionados à sétima arte, previstas para acontecerem no mesmo período em que ocorre o festival, entre os dias 6 e 12 de setembro. As oficinas serão gratuitas e terão vagas limitadas para pré-seleção a partir desta quarta-feira (25/08), com inscrições disponíveis no seguinte link: www.curtacaico.com.br/oficinas/

O Festival realizará as seguintes oficinas: Produção Executiva, com Babi Baracho; Direção Cinematográfica, com equipe da Abdução Filmes; Som para audiovisual – da captação à pós produção, com Ricardo Felix; e Como escrever sobre cinema, com Marcelo Ikeda. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever até dia 02/setembro ou enquanto durarem as vagas.

Cconheça os facilitadores das oficinas:

OFICINA DE DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA – ABDUÇÃO FILMES

Marcelo Lin é formado em Licenciatura em Artes Plásticas pela  Escola Guignard - UEMG e desde 2005 atua no cinema como diretor e produtor. Entre 2010 e 2014 atuou como diretor e produtor da série Televisiva "Rede Jovem de Cidadania" veiculada na TV Brasil e Rede Minas e nos últimos anos tem se dedicado ao cinema.

Marco Antônio Pereira, nasceu e cresceu em Cordisburgo-MG. É formado em Jornalismo e em julho de 2017, realizou seu primeiro curta "A retirada para um coração bruto" foi exibido em dezenas de festivais de cinema no Brasil e no Mundo e ganhou vários prêmios, dentre eles o de melhor curta do Júri Popular em Tiradentes (2018) e três Kikitos em Gramado (2018). Seu segundo filme "Alma Bandida" foi exibido na sessão oficial de curtas do Festival de Cinema de Berlim (2018), também foi finalista do prêmio ABC de cinematografia 2018 e do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Seu terceiro filme "Teoria sobre um planeta estranho" circulou dezenas de festivais, ganhou muitos prêmios incluindo dois kikitos em Gramado (2019) e entrou para lista dos dez melhores curtas de 2019, em votação da Associação de Críticos de Cinema do Brasil (Abraccine). 4 Bilhões de Infinitos, seu atual curta recebeu o Prêmio Canal Brasil na Mostra de Cinema de Tiradentes 2021.

 Rodrigo R. Meireles é formado em Comunicação Social com Habilitação em Cinema e Vídeo pelo Centro Universitário UNA (Belo Horizonte, MG). Foi câmera no longa documental "O dia do Galo" (de Cris Azzi e Luiz Felipe Fernandes). Diretor de Fotografia do curta ficcional "Famílias" (de Joffre Faria) e do curta documental "Azul Escuro" (de Gustavo Nolasco). Seu primeiro trabalho como produtor/diretor foi o curta metragem "João Batista"(2015, 24 min.), que teve uma ótima carreira em festivais recebendo ao todo dez prêmios, entre eles, o Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas pelo júri popular. "Anderson" é o segundo curta metragem produzido e dirigido por Rodrigo e também teve uma carreira de sucesso participando de 23 festivais pelo mundo e recebendo 7 prêmios. 'Trindade' (2020, 28min.)  é seu terceiro filme, estreou na Mostra de Tiradentes em 2020, ganhou prêmio de melhor filme na Mostra de Cinema de Taguatinga e continua rodando no circuito de festivais.

OFICINA DE PRODUÇÃO EXECUTIVA – BABI BARACHO

Sócio fundadora e administradora da Caboré Audiovisual, Bacharel em Cinema e Audiovisual (UNP) e Especialista em Cinema (UFRN). Trabalha com Gestão e Coordenação de Projetos, Produção, Produção Executiva e Direção. Em 2021, concluiu o curso Produção Executiva: Negócios do Cinema e TV da AIC (Academia Internacional de Cinema). É Produtora Executiva do LabMEDEIAS – Laboratório de Roteiro para Mulheres, do Afronte – Festival de Cinema LGBTQIAP+, da websérie “Septo” (YouTube, REVRY - EUA, e Personal Pay Web Series - Argentina), a qual também é Diretora Geral, da série documental “O Mundo Delas” (Travel Box Brazil), em fase de pré-produção, dentre outros. Diretora de Produção da série “Estados da Arte –

Norte e Nordeste (Canal Curta), em pré-produção, dos curtas "Som do Morro" (Canal Futura), “No Fim de Tudo” (Canal Brasil) e “Vai Melhorar” (Canal Curta). Roteirizou e dirigiu “Janaína Colorida Feito o Céu” e “Sem retrato e sem bilhete”, ambos licenciados pela Spcine Play.

COMO ESCREVER SOBRE CINEMA? – MARCELO IKEDA

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Professor Adjunto de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Crítico de cinema, filiado à Abracine e à Aceccine, escreveu em diversos veículos na internet, mantendo o blog Cinecasulofilia desde 2004. Como pesquisador, publicou dez livros sobre cinema, entre os quais estão Cinema de garagem (2011, com Dellani Lima), Cinema brasileiro a partir da retomada (2015), Fissuras e fronteiras (2019) e O cinema independente brasileiro contemporâneo em 50 filmes (2020). É também realizador de filmes e curador de mostras e festivais de cinema.

SOM PARA AUDIOVISUAL: DA CAPTAÇÃO À PÓS-PRODUÇÃO – RICARDO FELIX

Trabalha com áudio profissional em estúdios de gravação e mixagem desde 2003; Bacharel em Cinema (UnP), Pós-Graduado em Cinema (UFRN), Técnico em Áudio (UFRN) e músico desde criança; Foi professor de Audiovisual na Universidade Potiguar (5 anos), IFRN (2 anos) e UFRN (6 meses); Alguns trabalhos de som na Música: Tom Drummond (mixagem), Silvia Sol (mixagem), Rastafeeling (gravação), Orquestra Sinfônica do RN (gravação), Valéria Oliveira (gravação), Caio Castelo (mixagem), Kruyssen (gravação e mixagem), Marina Elali (gravação);  Alguns trabalhos de som no Audiovisual: Verde Limão (Melhor Mixagem de Som - II Festival de Cinema Sertão e Diversidade), Natureza do Homem (Melhor Som - 3o Curta Caicó), SEPTO (Mixagem), O Dia da Santa (Som Direto e Mixagem 5.1), Irmão do Medo (Música, Design de Som e Mixagem 5.1), Ainda Não Lhe Fiz Uma Canção de Amor (Som Direto e Mixagem 5.1), Pa-Kua (Design de Som, Música e Mixagem); Canal YouTube: Ricardo Felix - Áudio, Música e Cinema.

O 4º Curta Caicó é uma realização da Referência Comunicação. O festival conta com patrocínio do Governo do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Programa Cultural Câmara Cascudo, Eletrocenter, TIM MC Telecom e Slup Sorvetes. O evento também conta com apoio do SESC, SEBRAE, Inplarn e Replac e os seguintes apoios culturais: ACCIRN, Elo Company, Místika, Cardume, Centro Técnico do Audiovisual, IFRN, UERN, TVU e InterTV. [por assessoria de imprensa]

Imagem relacionada à divulgação

2021 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template