acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Site reúne ações do IMD contra o Coronavírus e recebe cadastramento de voluntários


Iniciativa é de grupo de professores e alunos do Instituto Metrópole Digital

Professores do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) lançaram nesta sexta-feira (3) um site em que são relacionadas as várias iniciativas promovidas pela unidade acadêmica e direcionadas para auxiliar no combate ao Coronavírus no Rio Grande do Norte. O espaço, que pode ser acessado neste endereço eletrônico, também disponibiliza o cadastramento de profissionais da área de saúde e de Tecnologia da Informação (TI) que desejem contribuir voluntariamente em um desses projetos.

Dentre as ações listadas no site, está a “Voluntários – profissionais de saúde”, que visa o registro de pessoas com formação nessa área para contribuir no serviço de teleatendimento que vem sendo disponibilizado por outra unidade da UFRN – o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) – para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos à população sobre o Coronavírus e a pandemia da doença.

Área de TI

Outra iniciativa presente no site e que recebe o cadastramento de voluntários é voltada para a área de TI. “Existem muitos projetos em andamento para desenvolver tecnologias que ajudem no combate à pandemia, e essas ações necessitam de pessoas com formação na área. Nós vamos fazer o encontro entre quem quer ajudar e quem está formulando soluções tecnológicas”, explica a docente do IMD Anna Giselle Ribeiro, que teve a ideia de criar o site, contando, para isso, com a ajuda dos também professores Gustavo Leitão, Isaac Franco e Emerson Alencar.

Anna Giselle conta que o próprio site foi feito, além dos professores, com a ajuda de alunos da área de tecnologia da UFRN. Foram os próprios estudantes, aliás, que despertaram nela a concepção do projeto. “Os alunos começaram a me mandar e-mails, perguntando se poderiam dar alguma contribuição no combate à crise na saúde, e foi daí que tive a ideia”, conta ela.

Empresas e profissionais

A iniciativa também busca congregar empresas e profissionais que já possuem um projeto na área de TI voltado para o combate ao Coronavírus. Eles poderão cadastrar suas iniciativas e assim receberem a ajuda de outros voluntários que queiram se engajar no desenvolvimento das soluções tecnológicas.

O site ainda relaciona três outras iniciativas promovidas pelo Instituto Metrópole Digital. Uma delas é disponibilização do acesso gratuito e on-line aos materiais didáticos de seus Cursos Técnicos em Tecnologia da Informação do IMD. A ideia surgiu como forma de ofertar conteúdo de formação para as pessoas que estão em isolamento social. O material compreende cinco áreas diferentes: Automação Industrial, Eletrônica, Jogos Digitais, Redes de Computadores e Informática para Internet.

Também para atender à população em isolamento, a incubadora de empresas do IMD, a Inova Metrópole, passou a oferecer gratuitamente, nesta semana, consultorias on-line para qualquer empresário ou profissional autônomo que queira otimizar seu negócio. A ação visa instruir os participantes quanto a temas como finanças, marketing e psicologia organizacional. Para participar, o interessado deve se cadastrar e entrar em contato com a equipe para marcar reuniões por videochamada.

Por fim, o site ainda traz informações sobre o projeto Tô de Olho, que se trata de um aplicativo desenvolvido pelo IMD em parceria como o Ministério Público do estado (MP/RN), que deve ser disponibilizado à população na próxima semana, e que objetiva registrar casos de pessoas com sintomas da Covid-19 ou de casos confirmados da doença. A ideia é contribuir para reduzir a cadeia de propagação do vírus, permitindo a visualização das regiões com maior risco de infecção, mostrar locais de atendimento e registrar denúncias de diversos aspectos relacionados à gestão pública.
ASCOM – IMD/UFRN


©2020 www.AssssoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template