acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Covid-19: Nota Técnica orienta serviços de saúde sobre a doação de leite materno

Documento busca garantir a doação de leite materno com segurança à saúde das mães e dos bebês

Diante da fase de transmissão comunitária do novo coronavírus (COVID-19), o Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira (30/3), Nota Técnica com orientações aos serviços de saúde sobre os cuidados a serem praticados pelos profissionais de saúde que realizam a coleta, o armazenamento, processamento e manejo do leite humano, além do atendimento às famílias na fase de amamentação.

As medidas apresentadas pelo documento visam à manutenção das doações e das ações da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) com segurança à saúde das mães e dos bebês, principalmente no que diz respeito à garantia do acesso às informações, à disponibilidade de leite humano e ao estímulo à manutenção da amamentação exclusiva nos primeiros seis meses.

Segundo a nota, o MS e a rBLH consideram prudente manter a recomendação de doação de leite humano somente por lactantes saudáveis e sem contato domiciliar com pessoa com quadro suspeito de síndrome gripal.

“É contraindicada a doação por mulheres com sintomas compatíveis com síndrome gripal, infecção respiratória ou confirmação de caso de SARS-Cov-2. A contraindicação é estendida às mulheres que mantêm contatos domiciliares de casos com síndrome gripal ou caso confirmado de SARS-Cov-2”, alerta o documento.

Para a continuidade das doações, o MS sugere aos gestores locais a busca por alternativas de apoio ou parcerias para implementar, ainda que temporariamente, a coleta domiciliar do leite humano, atendendo aos critérios e recomendações da rBLH e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Nota Técnica foi produzida pela Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS) com contribuições da rBLH.

Acesse o conteúdo da nota na íntegra aqui.

Consulte os materiais de apoio construídos para os profissionais de saúde e gestores da Atenção Primária à Saúde aqui.

Leia também:



Fonte: Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS)

©2020 www.AssssoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template