acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Mercado: Como aplicar em nível local o que se faz no varejo mundial?

Essa foi a grande provocação aos lojistas que participaram da terceira edição do Pós-NRF Ancar Ivanhoe que aconteceu nesta quinta-feira (06) no Natal Shopping (foto)

Cerca de 250 varejistas potiguares dedicaram a manhã desta quinta-feira (06) para se atualizar sobre o que tem sido feito em nível global pelas grandes marcas do segmento. Eles participaram do pós-NRF Ancar Ivanhoe, evento que passa por sete cidades brasileiras repercutindo o que foi discutido durante a National Retail Federation (NRF), maior feira de varejo do mundo, realizada em janeiro em Nova York.

“Nosso principal intuito é fazer com que as pessoas façam essa viagem conosco e que saiam daqui com uma noção do que foi discutido no mundo do varejo e que se sintam provocadas para repensar o seu próprio negócio: há quanto tempo não faz algo atraente em sua loja, como está tratando a diversidade e a inclusão, o que tem feito de merchandising, que conceito há por trás da marca, que façam reflexões neste sentido”, pondera Mariana Carvalho, sócia da Ancar Ivanhoe.

Ela é uma das palestrantes do pós-NRF e também divide o palco com Gustavo Schifino, Head e sócio da 4All e Tiago Mello, CEO da DWZ. Cada um deles trouxe temas distintos para discutir com a plateia. Mariana Carvalho falou sobre cultura e propósito, Tiago Mello sobre estratégias disruptivas e operações de varejo e Gustavo Schifino discutiu sobre transformação digital.

Mariana abriu a conversa destacando que a grande tendência do momento é o foco das marcas, cada vez mais voltado para as pessoas, não só o cliente, mas também os colaboradores e entendendo que se tratam de pessoas com sentimentos, angústias, desejos. Além disso, destacou que a inclusão e a diversidade devem entrar na pauta das marcas, já que, segundo ela, “é um assunto que está sendo considerado muito sério pelas empresas, porque o mundo abraçou esses temas e tem discutido em todas as esferas, é uma questão comportamental da sociedade e as empresas precisam refletir o comportamento da sociedade”.

Já Tiago Mello, dividiu com a plateia experiências que vivenciou nas visitas que o grupo fez a 17 empresas dos Estados Unidos. Destacou como as marcas têm apostado em experiências inovadoras e em parcerias entre marcas que agregam encantamento e conforto aos clientes, como por exemplo a Nordstrom, loja de artigos femininos que oferece serviço de restaurante e bar às clientes que desejam se reunir com as amigas em momentos de descontração e compras. Tudo baseado no conceito de retailment, tendência do varejo mundial que consiste em criar entretenimento e convivência aos clientes, especialmente os que frequentam lojas físicas.

Claro que a tecnologia esteve constantemente em destaque, como a adotada pela Amazon Go, cujo diferencial é proporcionar ao cliente uma experiência “sem atrito”, onde ele entra na conveniência, escolhe o que deseja levar e sai em seguida, sem precisar passar por caixas. Basta que tenha o aplicativo da marca aberto. É lá que estão sendo imputadas e pagas as compras. Outro destaque que Tiago trouxe foi a tendência que tem crescido bastante que é o aluguel de roupas e acessórios para o dia a dia e o reuso: venda de peças usadas tanto online quanto nas lojas físicas.

Gustavo Schifino trouxe as inovações no que se refere às transformações digitais, provocando os lojistas para a necessidade de repensar o modelo de negócio pensando no ambiente digital, que é sempre necessário aprender a aprender. Ele brinca que é importante não se apegar, quem se apega demais pode ficar para trás nessa grande roda viva que é a tecnologia e que é preciso absorver os ensinamentos. “Estamos vivendo a quarta revolução e precisamos entender como podemos atender a milhares da mesma forma como se fosse a cada um individualmente, de forma personalizada, de modo que a pessoa possa usufruir dos momentos para que tenha oportunidade de fazer uma compra com prazer”, reflete.

“Esta edição do NRF trouxe a humanização com muita força para o varejo, é uma tendência muito presente também em outros eventos do ramo, entre eles, o Web Summit, que mesmo sendo um evento de tecnologia, colocou a pessoa em destaque. Queremos com o pós-NRF deixar claro que estamos no mesmo barco junto com os lojistas e, se tivermos acesso ao mesmo nível de informação, podemos evoluir cada um no seu negócio e juntos. Rodamos sete capitais com esse trabalho para provocar lojistas, colaboradores para que possamos enfrentar as mudanças de comportamento que estão ocorrendo no momento”, finaliza Mariana Carvalho. [por assessoria de imprensa]
Foto relacionada à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template