acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Clínica Escola de Fisioterapia atende pacientes com lesão medular


Projeto atende pessoas com lesão medular congênita ou de origem traumática, para sessões de Fisioterapia individuais e personalizadas

A terapia física e a reinserção social são os pilares do projeto Medular, que atende pacientes com deficiência física em decorrência de lesão medular. Em seus atendimentos, o projeto de extensão da faculdade Estácio de Natal - unidade Ponta Negra - oferece avaliação física, ambiental (com visita em domicilio), conduta fisioterapêutica e atividades de adaptação ao cotidiano social. Há vagas em aberto para novos pacientes.

A lesão medular ou traumatismo raquimedular (TRM) é quando a medula espinhal é danificada seja por um trauma, doença ou defeito congênito, ocasionando paralisia temporária ou permanente dos músculos dos membros e do sistema nervoso autônomo, bem como alterações na sensibilidade, dependendo da localização. Neste contexto, a Fisioterapia tem um papel fundamental na reabilitação do paciente.

Nos atendimentos da Clínica Escola de Fisioterapia da Estácio, a terapia física é individual e personalizada, de acordo com o tipo de lesão e das sequelas. “Nosso objetivo com os pacientes é reduzir ao máximo as sequelas e desenvolver os movimentos remanescentes. Além disso, realizamos atividades preventivas à trombose, osteoporose, entre outras doenças. Tudo isto focando em uma melhor qualidade de vida e autonomia para o lesionado na realização das suas atividades diárias”, explica o professor coordenador do projeto, Jonilson Carvalho.

No primeiro contato na Clínica Escola, o paciente é recebido pelos alunos do curso de Fisioterapia da instituição e por outros pacientes “veteranos”. “Ao mesmo tempo em que realizamos a avaliação, os pacientes que lidam há mais tempo com a lesão recepcionam estas pessoas, dividindo uma visão de nova vida e suas experiências pessoais”, relata o professor.

Isto acontece, explica Jonilson, porque além da dificuldade física, muitas vezes uma pessoa recém-lesionada também está enfrentando suas emoções e se adaptando a um novo contexto de vida. “Dependendo da situação, também encaminhamos ao setor de Psicologia, que oferece acompanhamento gratuito na Estácio”. Após a análise do paciente, ele é direcionado para uma das duas turmas de atendimento, divididas entre crônicos e agudos. “Nos casos mais graves, que chamamos de agudos, o foco é desenvolver a capacidade de independência. Alguns que chegaram aqui sem conseguir sair da cama, hoje já pegam ônibus sozinhos”, relata o professor.

O projeto Medular também realiza colóquios para discussão acadêmica sobre acessibilidade, além de promover idas aos cinemas, atividades na praia e trabalho de mobilidade de transferência ao ar livre com os pacientes – tudo isto visando a reinserção social.

As sessões de Fisioterapia acontecem todas as terças e quintas-feiras à tarde para os pacientes com lesão aguda e recém-lesionados, e nas segundas-feiras são atendidos os pacientes crônicos, que já têm independência, mas precisam manter uma conduta fisioterapêutica.

Os interessados nos atendimentos devem entrar em contato pelo telefone 3642-7514 (ligar durante a tarde). Após o contato o paciente será encaminhado para triagem e agendamento das sessões. [por assessoria de imprensa]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template