acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Ostomia de eliminação: no país são 400 mil pessoas ostomizadas

Você conhece uma pessoa com ostomia de eliminação? Entenda como as bolsas coletoras podem salvar vidas e devolver aos pacientes a possibilidade de viver normalmente

A publicitária Thaís Amorim, 25 anos, é uma jovem apaixonada por criação, dança e fotografia. Ela adora passar tempo ao lado dos amigos, da família e dos membros da sua igreja. Muitas vezes é possível encontrá-la pelas ruas trabalhando em ações sociais, ouvindo as histórias das pessoas e dando um pouco do seu tempo para elas. Ela é jovem, ativa, alegre, ostomizada e vive com uma bolsa coletora – o que para ela é um “símbolo de vitória”.

Thaís é uma das 400 mil pessoas ostomizadas que vivem atualmente no Brasil, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Ostomizados. A ostomia, ou estomia de eliminação, é um procedimento cirúrgico realizado quando é preciso construir um novo trajeto para eliminar a urina e as fezes. Normalmente, é realizado depois de condições traumáticas ou patológicas (como por exemplo: perfurações acidentais no abdômen, doenças no intestino, no reto e na bexiga), que podem gerar necessidade de uma ostomia para a manutenção da vida. Confira aqui a matéria completa, por Janaina Bolonezi, para o Blog da Saúde.
Foto relacionada à publicação/ms
©2018 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template