acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Maternidade Escola Januário Cicco participa da 3ª edição da Ebserh Solidária


Ação será realizada em todo o Brasil e contará com cerca de 1,2 mil profissionais de 40 hospitais universitários

A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à Rede Ebserh, participará no próximo dia 20 de dezembro da terceira edição da Ebserh Solidária, projeto instituído em 2017 com o objetivo de levar atendimento em educação e saúde fora do ambiente hospitalar, com ações de prevenção e promoção da saúde.

Este ano, em sua terceira edição, a ação terá como foco levar atendimento de saúde e humanização para crianças e idosos que vivem em lares e abrigos em todo o país. A expectativa é de que sejam atendidas em torno de 1,3 mil crianças e 1,7 mil idosos, com a participação de aproximadamente 1,2 mil profissionais dos 40 hospitais vinculado à Rede Ebserh dentre assistenciais e administrativos, além da participação de alunos e residentes.

Em Natal, a MEJC realizará a ação em duas instituições: o Lar Solidário de Mãe Luiza, responsável em acolher idosos em situação de vulnerabilidade; e a Unidade de Acolhimento II, no bairro de Lagoa Nova, que abriga crianças a partir dos 7 anos de idade, vítimas de abandono ou violência, encaminhadas pela justiça.

Serão realizadas consultas médicas com ginecologistas, cardiologistas e mastologistas, além de atividades lúdicas com os idosos assistidos pelo Espaço Solidário e rodas de conversas sobre sexualidade, atividades recreativas e de beleza, além de doações de brinquedo e kit escolar para as crianças que residem da unidade de acolhimento.

Para a gerente de atenção à saúde da maternidade, Maria da Guia de Medeiros, esta é uma oportunidade de praticar o bem e levar afago para quem precisa. “A ação tem um caráter humanitário muito forte, estamos em uma época onde as pessoas se permitem a realizar mais ações de solidariedade e amor ao próximo e é isto que estaremos fazendo”, afirma.

Histórico positivo

Na primeira edição, ocorrida em novembro de 2017, houve mais de 16 mil atendimentos a populações em situação de vulnerabilidade social, pacientes em espera na fila de regulação, moradores de comunidades com grande distância de centro urbanos, além de creches, asilos, escolas e comunidades diversas.

Na 2ª edição, ocorrida em agosto de 2018, foram realizadas ações educacionais preventivas em saúde, exames, consultas e vacinação na população de venezuelanos que vivem em abrigos em Roraima, sendo realizados mais de 4,6 mil atendimentos na área de clínica médica, pediatria, ginecologia, enfermagem, oftalmologia, odontologia, infectologia e exames de testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatite B, e exames de próstata. A ação médico-humanitária se deu em virtude do número crescente de venezuelanos no estado de Roraima, no intuito de minimizar o impacto gerado nos serviços públicos de saúde.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é filiada à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
João Pedrosa
Relações Públicas
Unidade de Apoio Corporativo
Maternidade Escola Januário Cicco
Imagem relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template