acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Livro conta história de Dom Costa; lançamento nesta segunda na Catedral


Nesta segunda-feira, 19, acontece o lançamento do livro “Dom Costa”, uma biografia do ex-bispo auxiliar da Arquidiocese de Natal, Dom Antônio Soares Costa. O lançamento vai acontecer na Catedral Metropolitana de Natal, no final da novena da festa de Nossa Senhora da Apresentação, às 19 horas. O livro foi organizado pelo Cônego José Mário de Medeiros e pelo professor Otto Santana. “Este livro não é apenas a biografia do nosso saudoso e inesquecível Dom Costa. É , também, o registro justo e merecido de nomes de leigos, religiosas e padres, que prepararam na nossa Igreja particular de Natal, o célebre Concílio Vaticano II”, escreveu o Cônego José Mário, na apresentação do livro.

Dom Antônio Soares Costa

Natural de Nova Cruz (RN), nasceu em 18 de junho de 1930. Ingressou no Seminário de São Pedro, em Natal, em 1994. Foi ordenado padre, em 8 de dezembro de 1955. Em 2 de dezembro de 1971, o Papa Paulo VI o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Natal. A ordenação episcopal aconteceu em 6 de fevereiro de 1972. Escolheu como lema: “Não veio para ser servido, mas para servir”, uma citação do Evangelho de Mateus.

Foi braço direito de Dom Nivaldo Monte, então arcebispo metropolitano de Natal. Dom Costa acionou uma vigorosa ação pastoral junto à juventude e movimentos populares. Levou à frente a árdua tarefa de construir a nova Catedral, inaugurada em 21 de novembro de 1988, lutando contra a falta de recursos para tão grande empreendimento.

Em 27 de outubro de 1993, foi transferido para a Diocese de Caruaru (PE), onde tomou posse, como bispo, em 19 de dezembro do mesmo ano. Faleceu em 7 de junho de 2002, em Caruaru, e está sepultado na Catedral de Nossa Senhora das Dores.

SERVIÇO
Lançamento do livro “Dom Costa”
Data: 19 de novembro, às 19 horas
Local: Catedral Metropolitana de Natal
Pascom Arquidiocese de Natal
Foto relacionada à divulgação/capa livro
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template