acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Xerostomia: uma consequência da radioterapia de cabeça e pescoço; Leia artigo


Por Eloisa Alexsandra Lopes
Dentista - Casa Durval Paiva
CRO/RN 3663

A radioterapia aplicada na região da cabeça e do pescoço apresenta entre seus efeitos indesejáveis a xerostomia. O termo xerostomia é amplamente empregado para designar o sintoma de boca seca, ou seja, a desagradável sensação de ressecamento bucal decorrente ou não da hipofunção das glândulas salivares (produção de saliva de forma insuficiente). Com alterações também na qualidade da saliva.

E essa pode ser resultado da ação da radioterapia dirigida a essas glândulas, por processos infecciosos que acometem a mucosa da boca e por alguns medicamentos. A redução drástica do fluxo salivar traz desconforto aos pacientes e os recursos terapêuticos disponíveis são ainda pouco satisfatórios.

O grande problema de ter a boca seca é que a saliva é importante para proteger a boca e ajudar na digestão, já que em sua composição existe uma série de enzimas, minerais e anticorpos deixando em equilíbrio a cavidade bucal. .Além disso, uma boca úmida atrapalha a formação da placa bacteriana e ajuda a diminuir os riscos de inflamações nas gengivas.

Noventa por cento da saliva é produzida pelas glândulas salivares major, sendo a restante produzida pelas glândulas salivares da mucosa da boca e faringe. As principais funções da saliva são relacionadas com a limpeza da cavidade oral, dos restos alimentares e bactérias, solubilização de substâncias alimentares contribuindo para a percepção do paladar, lubrificação da mucosa oral, facilitação da mastigação, da deglutição e da fonação.

Na tentativa de substituir ou compensar as funções da saliva existem alguns produtos na indústria farmacêutica que são indicados. Estes não atuam como estimulante do fluxo salivar. O objetivo do medicamento é aliviar a sintomatologia do paciente através da lubrificação e umedecimento dos tecidos.

As crianças assistidas na Casa de Apoio Durval Paiva com essas sintomatologias são examinadas, recebem toda a orientação e prescrição de medicações, bem como, saliva artificial para melhorar o desconforto.
Assessoria de Comunicação Casa Durval Paiva
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template