acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 16 de outubro de 2018

O pão nosso de cada dia: nem herói nem vilão


No Dia Mundial do Pão nutricionista desmistifica mitos em palestra: 'o pão nosso de cada dia: da teoria à prática, desvendando os mistérios sobre esse alimento milenar'

Com os avanços da internet e a facilidade de acesso a informações nutricionais, vários mitos surgem diariamente e muitos alimentos se tornam os violões das dietas. Um dos mais injustiçados atualmente é o pão. Alimento milenar, presente em vários momentos da história da humanidade e constante na mesa dos brasileiros, o pão tem sido visto como um verdadeiro inimigo de quem busca perder gordura corporal, mas não é bem assim.

A fim de desmistificar esses e outros mitos, o Sistema Pan/RN preparou um evento comemorativo do Dia Mundial do Pão, celebrado nesta terça-feira (16), com uma discussão sobre o assunto. A palestrante foi a nutricionista Roberta Lara Cassani, que afirma que esse pensamento sobre o pão é um mito e que quando ingerido da forma correta, não há problemas de o alimento ser incluído à dieta. “O pão é, de fato, uma fonte significativa de carboidrato, mas o carboidrato faz parte da dieta humana. Dentro do valor calórico que precisamos, tem um percentual que é proveniente dos carboidratos”, enfatiza a nutricionista doutora em investigação biomédica.

Entre as características do pão está o fato de ele ter um alto índice glicêmico, ou seja, depois de absorvido ele libera insulina com mais rapidez do que um alimento rico em fibras, por exemplo. Porém, esse não é um fator determinante para que seja excluído da alimentação diária, visto que pode ser adaptado a combinações que reduzem esse valor. “Incluir aveia, azeite, proteína magra ou derivados lácteos na refeição vão fazer com que a insulina produzida logo após a ingestão seja reduzida”, aconselha Roberta.

Outro fator muito disseminado é a questão de o pão conter glúten e que o ingrediente engorda, entretanto a especialista afirma que não é bem assim. “Toda vez que reduzimos calorias de uma alimentação vamos ter a perda de peso como consequência. O glúten deve ser retirado dos indivíduos que são acometidos pela doença celíaca, ou são intolerantes”, destaca a nutricionista. Roberta ainda reforça a ideia de que a dieta e o plano alimentar são individuais e devem ser orientados por profissionais habilitados para tal.

“Temos uma preocupação constante com tantas informações, toda hora surge um mito e não é só a questão do pão, tem milhões de dietas inflamando situações as quais sabemos que não são as ideais e que podem até trazer malefícios em casos de restrições drásticas”, alerta a nutricionista.

“A ideia básica da informação do dia de hoje, no Dia Mundial do Pão, é que não tem aquele alimento que é o vilão nem o alimento que é herói”, frisa Roberta Cassani. Portanto, pode comemorar o dia de hoje com o seu pãozinho, afinal, tudo é uma questão de equilíbrio. [por assessoria de imprensa]
foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template