acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Comunidade analisa cenário político em roda de diálogo na UFRN


A escuta atenta e respeitosa ao outro foi praticada na manhã desta terça-feira, 23, durante o evento “Diálogos em defesa da democracia: o medo que nos une nos separa?”, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no auditório da Reitoria. A iniciativa abriu espaço para a participação do público, mediado pelos facilitadores Fábio Wellington Ataíde Alves, professor do Departamento de Propedêutica e Processo da UFRN, e Maria da Conceição Xavier de Almeida, professora do Departamento de Fundamentos e Políticas na Educação.

“É nossa tarefa favorecer oportunidades de diálogo para que possamos, de forma plural, discutir quais valores e princípios nos movem. Por meio de iniciativas como essa, podemos construir o conhecimento e o pensamento de modo solidário”, afirmou a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, durante a abertura do evento. A fala do público foi precedida por apresentações dos facilitadores, que expuseram o que significa o diálogo e a necessidade de suspender as próprias crenças para ouvir as opiniões do próximo. Na oportunidade, os participantes fizeram uma análise crítica da conjuntura política brasileira.

De acordo com a presidente da Comissão de Ética da UFRN, Karla Patrícia Cardoso Amorim, a roda de diálogo contribui para o respeito às diferenças e o entendimento do que une e separa as pessoas. O tema do evento piloto foi pensado em decorrência do atual cenário na véspera do segundo turno das eleições presidenciais, “principalmente pelos sentimentos despertados de intolerância, raiva, angústia e medo”, explicou Karla Amorim. Realizadora da iniciativa em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), a Comissão de Ética pretende estender as rodas de diálogo para diversos setores da universidade, dentro do programa Educar com Ética. [ASCOM–Reitoria/UFRN]
Foto: Cícero Oliveira
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template