acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Profissionais do SUS são capacitados para o teste do pezinho


O Grupo Auxiliar da Saúde da Criança e o Laboratório Central do Rio Grande do Norte (Lacen/RN) vão capacitar os técnicos de enfermagem e enfermeiros que atuam em unidades de saúde pública para a realização da Triagem Biológica Neonatal, o Teste do Pezinho.

As capacitações estão sendo articuladas em parceria com as Unidades Regionais de Saúde Pública de todo o estado, além das secretarias municipais de saúde. Nesta segunda (17) o trabalho aconteceu em São José de Mipibu. Já estão agendados para o mês de setembro os cursos em João Câmara, dia 24, Pau dos Ferros, dia 27 e Mossóró, marcado para 28 de setembro. No mês de outubro serão capacitados os profissionais da 4ª e 5ª Região de Saúde.

O teste do pezinho oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) pode diagnosticar seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. Para realizar o teste do pezinho, a família deve levar o recém-nascido a uma unidade básica de saúde entre o 3° e o 5° dia de vida. É fundamental ter atenção a esse prazo. Segundo informa o Ministério da Saúde, todo bebê nascido no Brasil tem direito a fazer o exame gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. [Ascom/Sesap]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template