acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Exposição tem oceanos como temática central

Evento acontece nesta sexta (21) e sábado (22), na Casa Escola

A preservação do meio ambiente nunca foi tão debatida como nos dias atuais. A partir da crescente preocupação da população com os efeitos que o consumo desenfreado tem causado à natureza, é imprescindível a existência de espaços para compartilhar conhecimentos e análises das questões que envolvem esse tema. Nesse sentido, o Instituto Educacional Casa Escola promove a sua tradicional Exposição Pedagógica abordando o tema “Oceanos: conhecer é preciso”. O evento, que vai além de uma mera feira de ciências, tem sua 27ª edição nesta sexta e sábado, 21 e 22, a partir das 16:30 e das 8h, respectivamente, e conta com a participação de todos os alunos da instituição, orientados pelos professores, e acompanhados por toda a comunidade escolar.

A ideia é, além de proporcionar reflexões sobre a nossa relação com o mar, também pensar sua proteção a partir da intervenção do homem. “Para chegarmos a este momento, o de expor os saberes adquiridos ao longo do ano sobre os oceanos, partimos das proposições de que os mares possibilitam toda a existência de vida na Terra e que sua capacidade finita de prover está diretamente associada ao comportamento humano. Isso nos levou a pensar mais sobre a importância do respeito em relação ao mar, o que nos permite afirmar, no bom sentido, que não somos mais os mesmos, que nos propomos a recuperar o que prejudicamos”, comenta a diretora da Casa Escola, Priscila Grine.

Dentre os trabalhos, o grupo IV matutino se dedicou a compreender a importância da preservação das águas e desenvolver a conscientização e o respeito ao ambiente marinho. Já o grupo III matutino, sabendo que os oceanos abrigam uma enorme biodiversidade, vai abordar o tema “O mergulho no fundo do mar: conhecendo a flora marinha”.

Do mesmo modo, a instituição destaca a relação dos oceanos e rios com contextos inerentes à sociedade atual. Nesse sentido, serão apresentados trabalhos que evidenciam o papel social dos oceanos em relação à atuação de instituições internacionais de apoio a imigrantes, por exemplo, além de atividades que objetivam à reflexão sobre os cuidados que devemos tomar para a preservação de rios, como o nosso Rio Potengi, e para a coexistência das comunidades ribeirinhas.

O contexto histórico também está presente na 27ª Exposição Pedagógica com os estudantes do 5º ano que se debruçaram sobre a relação dos oceanos com a 2ª Guerra Mundial. Além disso, o elo entre literatura e mar é explorado pelo Ensino Fundamental II e os grupos I e II vespertinos, que tratam dos temas “O mar na literatura” e “Contos e encantos do fundo do mar”, respectivamente.

A Exposição Pedagógica é, inclusive, apresentada de forma lúdica ao conectar o mar às brincadeiras e ao criar o Museu da Areia, cujo objetivo é reconhecer a areia como parte do nosso patrimônio cultural, lugar de memória e infância. As exposições são abertas ao público em geral. [por assessoria de imprensa]
Imagem relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template