acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Prevenção odontológica em oncologia pediátrica; Leia artigo


Por Simone Norat Campos
Dentista - Casa Durval Paiva
CRO/RN 1784

A higiene bucal é uma das melhores práticas para prevenção de doenças bucais. Sendo a escovação dental a melhor forma para atingir uma boa higiene bucal. Recomenda-se que se escove no mínimo três vezes ao dia após as três principais refeições e que as crianças façam visitas regulares ao dentista de seis em seis meses geralmente.

A doença cárie e doenças periodontais (da gengiva), são as afecções mais comuns encontradas na cavidade oral, levando a criança a perder precocemente os dentes quando não tratados adequadamente.

São vários os âmbitos envolvidos na saúde bucal das crianças, como a família, as políticas governamentais e o cirurgião dentista, que em conjunto buscam proporcionar saúde. A odontologia voltada para a promoção de saúde bucal a uma população específica como crianças com câncer tem papel fundamental na saúde geral, objetivando a qualidade de vida das mesmas.

A terapia antineoplásica mais usada em crianças é a quimioterapia, que pode ser isolada ou associada à radioterapia, cirurgia ou transplante de medula óssea. Tanto a quimioterapia, como a radioterapia, não são seletivas, ou seja, não diferenciam as células neoplásicas das células normais, com isso, as complicações atingem um grau maior de gravidade.

A quimioterapia causa várias complicações e a cavidade oral é um dos principais locais acometidos. É importantíssimo a presença do cirurgião dentista na equipe interdisciplinar na internação hospitalar e na UTI, caso a doença se agrave. As principais complicações são: mucosite, alteração do paladar, xerostomia (boca seca), sangramento gengival devido a plaquetopenia (diminuição do número de plaquetas) e imunodepressão (baixa imunidade), possibilitando infecções dentárias ou oportunistas.

O serviço de oncologia pediátrica da Casa Durval Paiva tem em sua trajetória algumas centenas de crianças tratadas e oferece assistência odontológica e acompanhamento clínico às crianças e adolescentes hospitalizados na enfermaria da Policlínica, como no consultório odontológico na própria instituição.

O atendimento odontológico se inicia desde a admissão do paciente no hospital assim que ele é diagnosticado e já se planeja junto à equipe médica seu tratamento dentário. O atendimento é realizado no leito, orientando as famílias sobre a importância da saúde bucal, alimentação e possíveis efeitos colaterais que podem ocorrer em decorrência da terapêutica antineoplásica.

A prevenção odontológica às crianças e adolescentes com câncer acontece da seguinte forma: orientando-se a forma correta de escovação, que deve ser realizada após cada refeição, escova e creme dental adequados, demonstração da escovação por parte do paciente e nos casos de bebês pela mãe ou outro acompanhante, aplicação de flúor e visitas regulares ao dentista de três em três meses.

O ideal é que todo tratamento odontológico seja realizado pré-quimioterapia e/ ou pré-radioterapia de cabeça e pescoço, mas nem sempre isso é possível como nos casos de leucemia, quando os pacientes já chegam com sua imunidade baixa, sendo postergado entre uma sessão e outra de quimioterapia. Nos outros casos, como por exemplo, nos tumores ósseos, enquanto o paciente está realizando exames de imagens complementares para programar seu protocolo médico, este é encaminhado para o consultório odontológico da Casa de Apoio onde vai ser realizado todo o preparo de boca, ou seja, remover todos os focos infecciosos que possam vir a comprometer sua vida durante a imunodepressão.

Antes da radioterapia o ideal é realizar extração dentária nos dentes impossibilitados de se manter na cavidade oral, para prevenção da osteorradionecrose ou necrose óssea, onde o osso fica com mais dificuldade de cicatrização.

Outro atendimento oferecido pelo serviço odontológico é a prevenção com o laser terapêutico ou laser de baixa potência, que diferente do laser usado em cirurgias.  Este é indolor, bem aceito pelos pacientes e de baixo custo. Quando o paciente inicia a quimioterapia é realizada a laserprofilaxia para prevenção da mucosite (inflamação da mucosa), durante todos os dias da quimioterapia. A mucosite debilita bastante o paciente pois, causa muita dor, dificuldade na fala, na deglutição e mastigação, podendo até interromper temporariamente o protocolo de quimioterapia.

A prevenção odontológica também acontece na classe hospitalar da Policlínica e na classe domiciliar através do Projeto Educação e Sorriso. São realizadas atividades lúdicas, como teatro de fantoches, atividades xerografadas, trabalho de colagem, recorte e pinturas, apresentação de filmes, tudo relacionado à promoção da saúde bucal, com o objetivo de tornar o paciente mais próximo do dentista e fazer com que ele introjete a importância da saúde bucal para sua saúde como um todo.

Ratificamos ser imprescindível a presença do dentista na equipe interdisciplinar da terapêutica oncológica, no intuito de prevenir e minimizar os danos provenientes do processo terapêutico oncológico, diminuindo assim o tempo de internação, tornando menos oneroso o tratamento e conferindo melhor qualidade de vida aos pacientes.
Assessoria de Comunicação Casa Durval Paiva
Sandra Cerqueira
Assessora de Imprensa
Foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template