acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 3 de julho de 2018

Como trabalhar o aluno com TDAH em sala de aula?


O assunto é um dos temas dos cursos de férias promovidos pela Estácio Zona Norte

Por manterem um contato muito próximo com crianças e adolescentes, os professores são personagens fundamentais para a percepção dos sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) com ou sem hiperatividade (TDAH). Segundo a psicopedagoga professora da Estácio, Loren Vasconcelos, o profissional da educação ocupa o importante papel de observador e, após o diagnóstico, deve participar incentivando o desenvolvimento da criança.

“O diagnóstico deve ser confirmado por uma equipe multidisciplinar, e o professor pode sugerir o acompanhamento de um psicopedagogo, neurologista (neuropediatra), psiquiatra ou psicólogo. O importante é procurar um profissional com experiência e conhecimento na área”, reforça a especialista.

O assunto tem estado cada vez mais presente no ambiente pedagógico, tanto que ‘Inclusão do aluno com TDAH na sala de aula’ é um dos temas dos cursos de férias promovidos pela Estácio Natal. As capacitações, realizadas nas mais diversas áreas, ocorrem nas três unidades da Estácio (Ponta Negra, Alexandrino e Zona Norte) nos campos da Saúde, Educação, Tecnologia, Gestão, Finanças, Direito, entre outros.

O curso sobre o aluno com TDAH, especificamente, acontece nos dias 21 e 28 de julho, na Estácio Zona Norte. A psicopedagoga Loren Vasconcelos irá abordar os sinais e sintomas aos quais os professores devem ficar atentos, bem como qual deve ser a abordagem do profissional diante da situação.

As inscrições estão abertas e  podem ser feitas pelo portal da Estácio www.estacio.br/cursosdeferias. Em Natal, cada curso tem o valor de R$ 49,90.

Orientações sobre o TDAH

Como reconhecer?

É necessário analisar o rendimento e histórico escolar da criança, o aspecto psicológico (se houve recentes acontecimentos na vida dele), o ambiente familiar em que vive, se os sintomas são crescentes. Tudo isto deve ser observado e pode diferenciar um transtorno de uma dificuldade na aprendizagem.

O que o professor deve fazer?

Caso o professor perceba alguns sintomas, a primeira ação deve ser comunicar a suspeita aos pais e/ou responsáveis. Em sala de aula, o profissional deve procurar prender a atenção do aluno com técnicas e métodos que facilitem o aprendizado: trazer a criança para perto, realizar exercícios com enunciados sucintos; evitar a subjetividade; desenvolver atividades concretas utilizando imagens e música. [por assessoria de imprensa]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template