acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 21 de junho de 2018

"O Sertão vai virar Mar e o Mar vai virar Sertão" é tema de arraiá


Alunos da Casa Escola comemoram o São João homenageando "Os Sertões", de Euclides da Cunha

Época de São João tem tudo a ver com quadrilha, comidas típicas, bandeirinhas e toda a diversidade de cores e elementos festivos que envolvem a data. Além disso, principalmente no contexto estudantil, é importante retomar episódios históricos e elementos socioculturais que ajudam a compor o imaginário da festa sertaneja mais animada do ano.

A partir desta filosofia, os alunos e equipe pedagógica do Instituto Educacional Casa Escola prepararam uma festa temática inspirada na obra “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, que acontecerá neste sábado, 23, véspera de São João, a partir das 16h30, no Clube da Caixa, em Pium. O tema será “O Sertão Vai Virar Mar, o Mar Vai Virar Sertão”, clássica frase atribuída a Antônio Conselheiro, líder da Guerra de Canudos.

Para a diretora Priscila Griner, o enfoque escolhido tanto é coerente com o tema anual, “Oceanos”, em torno do qual se norteiam os projetos pedagógicos, quanto também com a origem e a importância da festa em si. “A frase atribuída a Conselheiro chama atenção da sociedade para atentarmos para a vida que existe no sertão, nos interiores dos estados, pois muitas vezes a política e organização social do país só percebe quem está na capital”, explica.

O tradicional São João da Casa Escola já carrega consigo desde sempre a marca da escolha de temas que possuem relevância histórica e cultural, dialogando diretamente não apenas com o ambiente de diversão e brincadeiras, mas também com a compreensão social de eventos marcantes para a construção da sociedade e das tradições brasileiras. Para Griner, o momento é propício não apenas para se festejar a colheita do milho, que se traduz nas comidas típicas, mas para problematizar outras questões que são inerentes ao nosso dia a dia.  [Por Assessoria de Imprensa]
Imagem relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template