acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 27 de março de 2018

Arquidiocese celebra Missa dos Santos Óleos nesta quinta; Confira outras celebrações da Semana Santa

Na próxima quinta-feira, 29 de março, às 8 horas da manhã, na Catedral Metropolitana de Natal, será celebrada a Missa do Crisma, também chamada de 'Missa dos Santos Óleos'. A celebração será presidida pelo arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, concelebrada pelos quase 200 padres da Arquidiocese. A missa também contará com a participação dos cerca de 80 Diáconos arquidiocesanos, além de religiosos, seminaristas e fiéis em geral.

Durante a celebração, o arcebispo abençoará três potes com óleo, que serão usados na administração dos sacramentos do batismo, da crisma e da unção dos enfermos, durante todo o ano.

Significado dos Santos Óleos

Óleo do Crisma: É uma mistura de óleo de oliveira e bálsamo do Oriente, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar a força e o perfume de Cristo. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma), quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no Sacramento da Ordem (diaconato e sacerdócio). A cor que representa esse óleo é o branco. Assim, a ampola que o contém é revestida de um véu branco.

Óleo dos Catecúmenos: Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo. Este óleo significa a força de Deus que penetra no catecúmeno (como o óleo que penetra em seu coração), o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. A cor do véu, que reveste a ampola ou o vaso que o contém, é vermelha.

Óleo dos Enfermos: É usado no sacramento dos enfermos. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação na doença, para o fortalecimento da pessoa a fim de enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. A cor do véu, que cobre a ampola, é roxa.

Mais informações: assessoria de comunicação da Arquidiocese de Natal – (84) 3615-2800 / 99968-6507

- Confira aqui os horários das celebrações na Semana Santa nas Paróquias da Arquidiocese.
Pascom Arquidiocese de Natal
Foto: Cacilda Medeiros/
Missa do Crisma 2017


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template