acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Lançamento do Campus Seguro inaugura projeto de universidade inteligente


A segurança da comunidade universitária ganha reforço da tecnologia com o aplicativo Campus Seguro, lançado oficialmente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nesta sexta-feira, 20, no Instituto Metrópole Digital (IMD). A solução foi desenvolvida pelo projeto Smart Metropolis do IMD, em parceria com a Diretoria de Segurança Patrimonial (DSP), para garantir maior rapidez e qualidade no atendimento da segurança por meio do cadastro de ocorrências via celular.

Na ocasião, o coordenador do Smart Metropolis, professor Frederico Lopes, explicou as funcionalidades da ferramenta e destacou sua importância para o planejamento da DSP, a partir do fornecimento de informações e dados estatísticos. A versão inicial será disponibilizada nos próximos dias para dispositivos Android e contemplará o cadastro das ocorrências mais frequentes na UFRN. A equipe já trabalha na adaptação para o sistema operacional iOS, além da criação de novos recursos como botão do pânico, para uso em casos urgentes, e vias azuis, que sinalizam trajetos com monitoramento de câmeras para o usuário chegar ao seu destino. 


O Campus Seguro é o primeiro produto lançado pelo projeto Smart Campus, coordenado pelo Smart Metropolis para desenvolver soluções tecnológicas que transformem a UFRN em um campus inteligente. A coordenadora do Smart Campus, Thaís Batista, anunciou o desenvolvimento de dois novos aplicativos voltados para a eficiência energética. Um deles fará o controle automático dos aparelhos de ar condicionado da universidade, enquanto outro irá monitorar o uso da energia elétrica em todas as unidades.

A reitora da UFRN, Angela Maria Paiva Cruz, destacou a relevância do apoio tecnológico para soluções com economia financeira, além de proporcionar sustentabilidade e qualidade de vida que podem se estender para outros lugares. “Essas inovações mostram nossa competência de colaborar cada vez mais com políticas públicas em saúde, educação, segurança, entre outras áreas. Os aplicativos beneficiam não apenas a UFRN, mas também a sociedade em geral”.

Como usar

Para acessar o Campus Seguro, é necessário informar login e senha cadastrados para os sistemas integrados da UFRN, o que garante uso restrito da comunidade universitária. Após a identificação, é aberta a janela para cadastro da ocorrência a partir do seu tipo – assalto, colisão de veículos, consumo de drogas, entre outros – com a posterior localização da atitude suspeita. Em seguida, o usuário insere informações adicionais e finaliza o envio da ocorrência, cujo andamento pode ser acompanhado por meio de notificações no aplicativo. [Marina Gadelha – ASCOM – Reitoria/UFRN]
Fotos relacionadas à divulgação/Cícero Oliveira
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template