acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Mostra Expoepi apresenta experiências bem-sucedidas no SUS

Evento começa nesta quarta-feira (28) e reúne palestras com especialistas, reuniões técnicas e exposições para trocar experiências sobre assuntos de vigilância em saúde

A troca de experiências bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) reúne, a partir dessa quarta-feira (29), em Brasília, mais de 2,5 mil profissionais do setor de saúde na 15ª Expoepi. Durante a mostra, que vai até sexta-feira (30), serão apresentados 782 trabalhos e experiências. Destes, serão premiados 45, entre os  mais bem-sucedidos.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o secretário de Vigilância em Saúde, Adeilson Cavalcante, participam da abertura do evento, nesta quarta-feira (28), às 19hs. A mostra irá difundir os serviços de saúde do SUS que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes ao setor, além de dar visibilidade às ações de vigilância em saúde.

A 15ª Expoepi foi definida como uma etapa preparatória da I Conferência Nacional de Vigilância em Saúde que acontecerá em novembro deste ano. Para isso, será realizado o painel “Elementos essenciais para a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde”, na quinta-feira (29). Conduzido pelo Secretário de Vigilância em Saúde, Adeilson Carvalho, o painel conta ainda com a palestra do Prof Eliseu Waldman da USP.

Outro destaque da mostra é o lançamento do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose que ocorrerá durante o painel “Enfrentamento da tuberculose: o que esperar para os próximos anos”, que também acontece na quinta-feira (29). Na sexta-feira, um dos destaques é o lançamento do evento “Uma análise da situação de saúde e da epidemia pelo vírus zika e outras doenças transmitidas pelo Aedes”, no livro Saúde Brasil 2015-2016.

Ainda farão parte do evento, mesas redondas sobre temas relevantes para a saúde pública no país, como o painel Vigilância e resposta a emergências em saúde pública, que ressalta a introdução do zika no país e a recente emergência da febre amarela. Essa mesa discutirá como o país deve estar preparado em relação às arboviroses, projeção sustentada pelos estudos desenvolvidos pelo Instituto Evandro Chagas do MS. Arboviroses são doenças transmitidas por insetos, que incluem Zika vírus e dengue.

Criada em 2001 pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, a mostra promove a atualização técnica e capacitação dos profissionais que atuam em diversas frentes, como controle de malária, dengue, imunização, doenças crônicas não transmissíveis e investigação de surtos, entre outras.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Os participantes também poderão visitar a exposição de fotografias do Projeto MacroAmor, do fotógrafo  Joelson Souza. Com o apoio da União de Mães de Anjos (UMA), organização de mães sediada em Pernambuco, voltada para a garantia dos direitos das mães de crianças com microcefalia, o ensaio fotográfico, que ganhou o nome de Projeto MacroAmor, mostra com crianças acometidas pela síndrome do Zika e doenças correlatas e suas famílias. Também faz parte do programa cultural a apresentação do filme Snow, sobre o médico John Snow, reconhecido como o pai da epidemiologia moderna. Nos intervalos da programação da 15ª Expoepi serão exibidos filmes de curta metragem produzidos pelo Ministério da Saúde em todos os auditórios do evento. [Portal da Saúde > Saiba mais]

> Confira aqui a programação da 15ª Expoepi
Foto por SVS/MS
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template