acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Maternidade Escola Januário Cicco realiza I Simpósio de Diabetes Gestacional

Evento promoveu o debate acerca dos protocolos assistenciais, da atualização dos avanços e das inovações nas pesquisas em diabetes durante a gestação.

A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), realizou nesta quinta (22) e sexta (23), o I Simpósio de Diabetes Gestacional no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Um dos temas mais esperados do evento foi o da Professora titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), Elaine Christine Dantas Moises. Especialista renomada no tema de diabetes gestacional, a médica apresentou o panorama da realidade da diabetes no Brasil e no mundo, e trouxe um pouco da prática do serviço realizado pela FMRP e de seu impacto social.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que em 1980, o número de pessoas diabéticas no mundo era de 108 milhões e, em 2014, subiu para 422 milhões. O Brasil está em 4º lugar no ranking de países com o maior número de pessoas diabéticas na faixa de 20 a 70 anos”, afirma a especialista.

É o caso de Raquel de Araújo Oliveira, 26 anos, moradora da cidade de Natal, diagnosticada diabética prévia. “Faço uso de medicamentos para controle da de glicemia desde a época em que fui diagnosticada com o problema, após engravidar, precisei mudar a medicação, mas mesmo assim, tive que ser internada para ajustar a dosagem da insulina e, consequentemente, melhorar a taxa de açúcar no sangue”, diz a paciente hospitalizada na enfermaria de alto risco da maternidade.

Para Elaine Moises, a explicação está na grande mudança do estilo de vida dos brasileiros nas últimas duas décadas, com o aumento do consumo de açúcar e na redução de atividades física. “Em consequência disso, a população se tornou obesa. É comprovado que mais de um a cada três adultos são classificados com sobrepeso e a população feminina brasileira, segundo o Ministério da Saúde, sofreu um aumento de 6% na taxa de obesidade, durante o período gestacional, acarretando em síndromes metabólicas”, disse.

Para o futuro, estima-se que em 20 anos, o número da população diagnosticada com diabetes no Brasil aumentará em 9 milhões. Uma criança exposta ao ambiente intrauterino hiperglicêmico tem seu futuro pré-determinado porque a mãe é hiperglicêmica. Por isso a Federação Internacional de Geriatria e Obstetrícia (FIGO), propõe para o mundo que a gestação se torne uma janela de oportunidades de atuação assistencial.

“A gestação é o momento em que se olha para a mulher. É uma oportunidade de trata-la não só no pré-natal e no parto, mas sim estabelecer protocolos, serviços humanizados, assistências multiprofissionais e políticas de saúde, prevenindo sobretudo doenças maternas e repercussões na vida adulta da criança e, por consequência, melhorando a saúde populacional como um todo”, comenta a Elaine.

Sobre a maternidade

A MEJC é um centro de referência na gestação de alto risco, em cirurgias e endoscopia ginecológicas, na reprodução assistida e nos ambulatórios especializados de ginecologia, sendo símbolo de excelência no atendimento da mulher e dos recém-nascidos no Rio Grande do Norte desde 1950.

Desempenha um importante papel na formação de recursos humanos e no desenvolvimento de pesquisas na área da saúde e desde 2013 integra a rede de hospitais universitários federais geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação que tem o objetivo de, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas 39 unidades filiadas espalhadas pelo Brasil.
João Pedrosa
Relações Públicas
Maternidade Escola Januário Cicco
Foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template