acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Ação marcou o Dia Mundial de Higiene das Mãos

O dia 5 de maio é marcado como o Dia Mundial de Higiene das Mãos, e para reforçar a importância da data a Coordenadoria de Hospitais e Unidades de Referência (Cohur) da Sesap realizou uma ação de conscientização com os servidores na sede do órgão.

O trabalho foi realizado pela Comissão Estadual de Controle de Infecção Hospitalar (CECIH), que percorreu setores da Sesap usando o lúdico para informar os servidores sobre a importância da higiene das mãos.

Munidas de uma caixa com luz negra interna, as técnicas da CECIH aplicavam álcool em gel fluorescente nas mãos e, na presença da luz negra, era possível detectar se a desinfecção foi total. “A aplicação do gel deve ser feita nos punhos, entre os dedos, em toda a extensão das mãos, e deve ser retirados anéis, aliança, pulseiras”, explicou a coordenadora da CECIH.

Para ela, embora a higiene das mãos seja a medida mais importante e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, colocá-la em prática ainda é um desafio. “Todos devem estar conscientes da importância da higiene das mãos na assistência à saúde para a segurança e qualidade do cuidado prestado”.

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem estimulando a melhoria das práticas de higiene das mãos em serviços de saúde para combater a resistência microbiana aos antimicrobianos. Em 2017, o tema da campanha mundial “Salve Vidas: higienize suas mãos”, estimulado pela OMS e apoiado pela Anvisa é “Luta contra a resistência microbiana: está em suas mãos”.
Ascom/Sesap

Foto relacionada à divulgação



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template