acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Reunião com prefeitos discute regionalização e fragilidade da saúde pública no RN

Em reunião nesta segunda-feira (6), na sede da Associação dos Municípios da Micro Região do Seridó Oriental (Amso), em Currais Novos, o secretário de Saúde do RN,  George Antunes, disse que a situação da saúde pública hoje beira a calamidade. O Secretário participou do encontro que discutiu com prefeitos da região a importância da Regionalização da Saúde no Estado, e obteve o compromisso dos prefeitos presentes para a participação de seus municípios na formação do que está sendo chamado de Consórcio do Seridó, dentro do processo de regionalização, segundo informações da Assessoria de Imprensa da Sesap.

Ainda na reunião, George Antunes informou: "na próxima reunião quero discutir a lógica dos consórcios - co-gestão - na Regionalização da Saúde". O secretário afirmou que “é preciso avançar no processo de regionalização fortalecendo as unidades de saúde com equipamentos e otimizar os recursos”. Ele propôs a junção de todos para fortalecer a região no sentido de se construir uma rede de saúde forte e efetiva.

A região Seridó foi escolhida pela Secretaria de Saúde para iniciar o processo de Regionalização da Saúde no Estado e de acordo com dados da Sesap, um levantamento da situação das unidades de saúde da região já está sendo feito por um Grupo de Trabalho que está à frente do processo. “Três reuniões do GT da Regionalização já ocorreram na Secretaria Estadual de Saúde, duas ainda no ano passado e uma agora no início de janeiro”, informa a Ascom Sesap.

A reunião com os prefeitos também discutiu quem ficará encarregado de prestar os serviços de traumatologia, se o município de Caicó ou Currais Novos, além de outros assuntos como, dificuldades financeiras e a defasagem da tabela SUS para contratualizar com as clínicas conveniadas.

Conselho

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Debora Costa dos Santos, também participou da reunião, e afirmou que "os gestores devem honrar as pactuações" e que a regulação efetiva por região - solução para os problemas assistenciais, passa pelos consórcios. Ainda na reunião, foi lançada uma proposta, com a discussão sobre o modelo de consórcio municipal implementado no estado do Ceará, tirando como exemplo o município de Russas.

Foto: Ascom Sesap/
relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template