acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Exposição aborda história e antropologia de Caicó

Mostra “Descobrindo o Rio Grande do Norte com Luís da Câmara Cascudo” tem sala Seridoísmo, com fotos e textos escritos por geógrafos, historiadores e pesquisadores que interpretaram a identidade e evolução sociocultural caicoense.

A exposição Descobrindo o Rio Grande do Norte com Luís da Câmara Cascudo, aberta na última quinta-feira (16), em Caicó, apresenta um olhar histórico e antropológico sobre o município seridoense.

Se a obra do maior intelectual norte-rio-grandense é a base da curadoria, espaço destacado foi dado à principal cidade de uma das regiões mais tradicionais da América Portuguesa.

Na sala Seridoísmo, a mostra traz fotos e textos escritos por geógrafos, historiadores e pesquisadores que interpretaram a identidade e evolução sociocultural caicoense.

A experiência é completada por painéis com imagens antigas de Caicó e reproduções de pinturas rupestres encontradas, sobretudo, no sítio arqueológico de Carnaúba dos Dantas.

O visitante pode ler textos de Oswaldo Lamartine de Faria, Olavo de Medeiros Filho, Moacy Cirne, Muirakytan Kennedy de Macêdo, Francisco de Assis Medeiros, Manoel Dantas, Ione Diniz Rodrigues Morais, Paulo Bezerra, Maria Augusta Vale, Olívia Morais de Medeiros Neta e Eugênia Maria Dantas.

A exposição Descobrindo o Rio Grande do Norte com Luís da Câmara Cascudo está aberta ao público de segunda à sexta, das 8h às 16h30, no Centro de Educação José Augusto (CEJA), localizado na rua Zeco Diniz, S/N, Penedo, em Caicó.

DO SERIDÓ ARCAICO: REMINISCÊNCIAS POTIGUARES

Cada autor com sua visão daquele cenário idílico, místico e selvagem. Publicações clássicas na historiografia e genealogia potiguar desvelam o Seridó.

O célebre historiador em Homens de Outr´Ora, Manoel Dantas trata das origens assim:

“Quando o sertão era virgem, a tribu dos Caicós, celebre pela sua ferocidade, julgava-se invencível, porque Tupan vivia alí, encarnado num touro bravio que habitava um intrincado mufumbal, existente no local onde está, hoje, situada a cidade de Caicó”.

Oswaldo Lamartine
Osvaldo Lamartine (1919-2007) é autor de um dos livros mais importantes sobre o Sertão brasileiro e descreveu o Rio Grande do Norte com raro talento literário e de pesquisa
Já o poeta Moacy Cirne, em Seridó, Seridós, cria termos para definir o lugar:

“O Seridó não se resume a Caicó, naturalmente; o sentimento de seridolência, que antecede o seridoísmo, conforme o entendemos, é tão antigo quanto as cidades de Acari e Caicó, as primeiras da região.”

No livro Sertões do Seridó, o escritor Oswaldo Lamartine fala da pecuária:

“A vocação histórica do sertanejo é o gado. Espremido em cercados retalhados a cada herança, pendeu para uma pecuária semiextensiva”. [da Agenda Substantivo Plural >Leia mais]
Fotos: José Ezelino e Canindé Soares
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template