acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Centro Integrado de Operações de Segurança será instalado em Caicó; Força Nacional inicia plano em Natal

Sesed instala Ciosp e GGI em Caicó
  
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) instalará de maneira permanente o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), em Caicó, nesta quinta-feira (16). A ativação do Centro será feita no teatro Adjuto Dias, às 17h, pelo governador Robinson Faria, que estará cumprindo agenda no município. Além disso, será iniciado também o trabalho do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). A primeira reunião acontecerá, às 14h, no auditório do conselho, antigo prédio da Prefeitura.

O trabalho do Ciosp será realizado dentro do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) que ficará instalado no 6º batalhão da Polícia Militar. Inicialmente, a carreta do CICCM será utilizada durante o carnaval de Caicó. De acordo com subcoordenador de Sistemas do Ciosp, Major Kleber Macedo, a festa contará com o apoio do equipamento fazendo videomonitoramento e comunicação digital.

Em parceria com a Prefeitura de Caicó, a Sesed ativará permanentemente o GGI, o que poderá proporcionar um planejamento das ações de segurança pública no município de maneira mais articulada com todos os atores.

FORÇA NACIONAL INICIA PLANO EM NATAL

O Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP) começa a operar em Natal nesta quinta-feira (16). Os 70 integrantes da Força Nacional (FN), que já estão no Rio Grande do Norte, iniciarão o patrulhamento ostensivo nas ruas. Ao todo, deverão atuar na capital potiguar 120 policiais da FN. Os 23 membros da policia judiciária e os seis perítos técnicos começarão as investigações junto à Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa ( DHPP). A redução do número de homicídios dolosos é um dos pilares do Plano.

"Por uma questão de logística a Força Nacional iniciará esse trabalho amanhã. Vamos sair do presídio de Alcaçuz para colocar o patrulhamento nas ruas. Esses homens irão atuar mediante apontamento das machas criminais nos bairros", explicou o secretário estadual de Segurança Pública, Caio Bezerra. A Polícia Militar assumirá o trabalho no entorno do presídio de Alcaçuz que estava sendo realizado pela FN. Dentro do Plano, a PM participará com 240 homens no patrulhamento por meio de escala extraordinária a ser custeada pelo Governo Federal.

Na semana passada, a ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, ministrou para agentes da segurança e líderes comunitários o curso de mediador pacificador social. O evento foi o primeiro curso executado dentro do escopo previsto pelo PNSP em Natal.

Tendo como pilares principais o combate e redução do número de homicídios dolosos, feminicídios e crimes de violência contra a mulher, modernização e racionalização do sistema penitenciário e combate ao crime organizado, o PNSP traz investimentos estruturais e também no emprego de efetivo da Força Nacional para apoiar as forças de segurança estaduais. [Assessoria Imprensa Sesed]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template