acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Como garantir a segurança durante as férias

Especialista em segurança privada dá dicas para garantir a tranquilidade durante o veraneio ou viagem de férias

Com a chegada das férias escolares, as famílias costumam aproveitar o período para veranear ou pegar a estrada. Porém, o que é para ser um momento de diversão e lazer, pode se transformar numa dor de cabeça ou até mesmo em um grande transtorno, se não forem tomados cuidados essenciais em relação à segurança.

Planejar as férias – desde os cuidados com a manutenção do carro, procurar conhecer o percurso da viagem previamente, como estudar o mapa, escolher o trajeto mais seguro e buscar informações sobre a sinalização do trânsito da estrada, além de deixar a casa em segurança – é um bom começo para evitar transtornos. As recomendações são do professor do curso de Tecnologia em Gestão de Segurança Privada da Estácio Zona Norte, Vantuil Oliveira.

Segundo o especialista, nesta época em que as casas ficam vazias por longos períodos, são mais frequentes os assaltos. Para se prevenir, o morador pode solicitar a ajuda de vizinhos, informando-os sobre o período em que vai ficar fora e se alguém irá passar na sua casa ou não. “Peça aos vizinhos para observar e manter contato com você ou com a polícia no caso de perceber se tem alguém rondando a sua casa ou mesmo adentrando-a”, orienta.

Procurar o posto policial mais próximo e informar que vai viajar também é importante. E, se o orçamento permitir, pode também contratar uma empresa especializada em monitoramento de residências; outra dica é instalar câmeras de vídeo-monitoramento, inclusive existem alguns equipamentos no mercado que permitem acompanhar as imagens pela internet e em tempo real; cerca elétrica e sensores de presença também ajudam a inibir invasões. Outra dica é colocar em alguns pontos da casa sistemas que ligam e desligam as luzes através de programação, para dar uma sensação de que ficou alguém em casa.

É importante também cuidar para evitar acidentes domésticos. “Para isso, sugerimos que antes de viajar, o proprietário desligue todos os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas, assim como fechar o registro de gás”, lembra Oliveira.

Outra sugestão que pode ajudar é “deixar seus números de telefones com os vizinhos para que possa ser avisado de algo, ou nos de grupos de vizinhos em que faça parte nas redes sociais. A organização dos vizinhos em grupos tem contribuído para reduzir as ocorrências”, lembra o especialista.

Na dúvida, ou diante da necessidade de dicas mais específicas, orienta Vantuil, basta pesquisar na internet os diversos manuais de segurança disponíveis por lá. E, antes de pegar a estrada, não esquecer de fazer o chek-list da viagem e de cada pessoa, tais como: verificar se colocou todas as roupas que vai precisar, remédios, telefones, contatos necessários, água, lanche, etc.

Tomados os devidos cuidados, dá para aproveitar as férias com tranquilidade junto com a família. [por assessoria de imprensa]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template