acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Alunos exercitam solidariedade e entregam 400 quilos de alimentos a famílias carentes em Baraúna

Para os estudantes do curso de Assistente de Operações de Controle e Manutenção Industrial, da Escola Formare Mizu, a lição do sábado passado foi sobre solidariedade e o aprendizado se deu fora de sala de aula. Na manhã do dia 21 eles realizaram a entrega de 400 quilos de alimentos, divididos para 22 famílias carentes que residem em Baraúna.

Os mantimentos arrecadados durante uma gincana promovida pelo instrutor voluntário do curso, Regivânio Santana, contemplaram famílias como a de Maria Honorata, que vive no Sítio São Raimundo, zona rural do município. Na casa de taipa onde moram oito pessoas, a reciclagem é a fonte de renda da família e toda ajuda é bem-vinda. “É uma bênção”, disse após o recebimento dos gêneros alimentícios.

Na mesma comunidade rural, a ação contemplou Damião Júnior e a sua esposa, Jaqueline Alves. O casal tem dois filhos e está à espera do terceiro. A fonte de renda da família também é a venda de material reciclado. Com o trabalho, o casal fazia cerca de R$ 200,00 por mês, mas o valor foi reduzido porque, como a esposa está à espera do bebê, Damião Júnior tem trabalhado só.

Ainda no Sítio São Raimundo, os alunos entregaram uma das cestas a Francisca de Lira, cuja realidade é semelhante. “Aqui sou eu e dois filhos, mas durante o dia eles vão ‘granjear’ aqui, ver se ganham um dia de trabalho”, disse Francisca.

A família de Evânia Simara, que está grávida, também foi uma das contempladas. “Foi uma surpresa”, afirmou a dona de casa, que recebeu a doação das mãos do estudante Ítalo Mateus.

Na casa de dona Maria de Lourdes, quem recebeu os donativos foi a sua filha, uma adolescente de 15 anos, que já é mãe. Segundo dona Maria de Lourdes, na residência de taipa vivem dez pessoas, a maior parte, crianças. Diante da realidade, qualquer momento é apropriado para ajudar. “Gostamos, não é? Chegou em boa hora”, disse ela que trabalha com reciclagem.

Já Maria Martins está vivendo na comunidade há pouco tempo. Sua família, composta por nove pessoas, faz parte de um movimento que luta para conquistar seu próprio pedaço de terra, mas a família ainda não é assentada e, como ela precisa de uma cirurgia, passou a morar na zona rural do município, para tentar melhorar o acesso aos serviços de saúde.

Essas e as demais famílias contempladas receberam as doações após uma visita feita por Regivânio a áreas carentes de Baraúna. Segundo ele, a maioria das pessoas visitadas sobrevive da venda de material reciclado, coletado em um lixão existente em Baraúna, outras estão desempregadas e não possuem nenhuma fonte de renda.

Para a arrecadação dos donativos, o instrutor dividiu os 20 alunos da Escola Formare em quatro equipes – Alfa, Ômega, Delta e JAMNS.

Além de arrecadarem os mantimentos, os estudantes participaram das visitas e da entrega dos alimentos. “Foi muito gratificante”, diz Michaelle Silva, da equipe Alfa.

SOBRE O FORMARE
O curso de Assistente de Operações de Controle e Manutenção Industrial é o terceiro oferecido pela Fábrica de Cimento Mizu, através de uma parceria com a Fundação IOCHPE.

A capacitação contempla jovens na faixa etária dos 17 aos 19 anos de idade, que estejam cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio ou tenham concluído os estudos em escola pública e residam em Baraúna. O objetivo é auxiliar na preparação desses jovens para alcançar uma vaga no mercado de trabalho.

As aulas são ministradas por integrantes da fábrica, que atuam como voluntários. Todo o material e a estrutura necessária também são cedidos pela Mizu, além de uma bolsa mensal para auxiliar os jovens durante a realização do curso. [por assessoria de imprensa]

Fotos relacionadas à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template