acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 20 de novembro de 2016

Simulação de emergência em shopping reuniu cerca de 200 pessoas; estabelecimento funciona normalmente

O exercício aconteceu na manhã deste domingo e simulou a ocorrência de uma ameaça de bomba no Natal Shopping

Quem transitou pelos arredores do Natal Shopping na manhã deste domingo, 20, pode ter estranhado as ruas do entorno interditadas e algumas dezenas de pessoas posicionadas às margens do mall. Isso porque aconteceu o 1º Exercício Simulado de Emergência do Natal Shopping, com adesão da equipe de segurança, funcionários da administração e lojistas, além dos alunos do curso de Gestão de Segurança Privada da Estácio, que fizeram o papel de clientes durante a simulação. O exercício contou com o apoio da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (SESED), o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), SAMU, Polícia Rodoviária Federal, STTU, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar do RN e o Batalhão de Operações Especiais da PM (BOPE).

Por volta das 08h, a equipe de segurança do shopping recebeu a ameaça de explosão de uma bomba e iniciou-se o processo de isolamento do espaço onde o artefato fora fixado. Em seguida, um alerta de segurança deu início à evacuação total do mall. Foi montado, a partir daí, um Comitê de Gestão de Crise e outro de Ação Estratégica, este último com representantes da equipe de segurança do shopping e dos principais órgãos públicos de defesa.

O Esquadrão antibombas do BOPE foi o responsável por identificar e retirar o artefato do shopping, com a ajuda de um robô antibombas, uma tecnologia recentemente adquirida pelo órgão. Em seguida, a suposta bomba foi encaminhada para uma área externa isolada, onde simulou-se também a explosão, sem feridos ou maiores danos para os estabelecimentos comerciais ou residenciais no entorno.

Para Ruben Nóbrega, gestor de segurança do Natal Shopping, a simulação foi efetuada com comprometimento por todos os setores do mall, e todas as equipes se mostraram preparadas para um eventual caso real. "É importante que um estabelecimento comercial do porte do Natal Shopping tenha um protocolo eficiente, que seja conhecido por todas as equipes estratégicas. Hoje pudemos constatar que estamos preparados na prática para a gestão de uma possível crise de segurança real". Nóbrega ainda explica que essa foi apenas a primeira simulação e outras poderão acontecer, envolvendo outros acontecimentos e protocolos a serem exercitados pelas equipes do shopping.

A simulação acabou por volta de 10h30 deste domingo, 20. Todo o entorno do shopping foi liberado e o mall abre normalmente das 11h às 22h neste domingo. [por assessoria de imprensa]
Fotos por Andressa Vieira
relacionadas à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template