acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Os cuidados com a saúde nos dias de Carnatal; Confira dicas

Especialistas em Fisioterapia e Nutrição oferecem dicas importantes para aproveitar a festa sem contratempos com a saúde

A contagem regressiva para os dias de folia em Natal está chegando ao fim. No próximo final de semana, de quinta-feira (01) a domingo (04), milhares de natalenses e turistas irão pular atrás do trio ao som de muito axé, forró eletrônico e pagode, na maior micareta do Brasil: o Carnatal. E para aguentar as quase 3h de percurso de cada bloco, é importante que os foliões estejam preparados fisicamente.

Atenção, portanto, ao consumo dos alimentos e uma boa preparação física podem prevenir problemas de saúde e garantir ao folião aproveitar todos os dias da festa. O professor de Fisioterapia Anderson Rodrigues, e a professora de Nutrição Ana Elizabeth Alves, ambos da Estácio Ponta Negra, dão as melhores dicas para tirar o melhor proveito da folia.

PREPARO FÍSICO
“A falta de preparo físico pode favorecer a ocorrência de lesões e, na maioria das vezes, os indivíduos não se preparam adequadamente”, alerta o professor especializado em Fisioterapia Esportiva. Na lista de atividades que podem ser realizadas no condicionamento físico para os dias de festa estão corrida, Pilates e musculação.

DURANTE O PERCURSO
Para os foliões que não se prepararam a tempo, a orientação do professor Anderson “é que haja períodos de pausas durante o dia para evitar a fadiga e, dessa forma, procurar manter os reflexos corporais, o que diminui o risco de lesões”, destaca.

CALÇADOS
O público feminino, principalmente, deve estar atento ao uso dos calçados adequados. “Esta é a hora de deixar de lado o salto alto e usufruir as vantagens de um bom tênis. Esse calçado promove uma melhor estabilidade corporal e protege os pés”, explica Anderson. Os sapatos com saltos, sem amortecimento e que não cubram totalmente os pés, não oferecem a segurança e o conforto necessários para a ocasião.

SE AS LESÕES APARECEREM...
A orientação do professor é procurar imediatamente o serviço médico para realizar os primeiros socorros. “Após esse primeiro atendimento, o folião deve seguir as orientações médicas e, se necessário, procurar um fisioterapeuta para realizar a reabilitação dessa lesão”, esclarece.

HIDRATAÇÃO
Com o calor do clima tropical e da agitação do Carnatal é comum os foliões sofrerem com a desidratação. A principal dica para evitar este mal, segundo a professora Ana Elizabeth Alves, é beber muita água antes e durante a festa. “O ideal é que de cada duas a três latas de cervejas ingeridas, beber uma garrafa de 500ml de água. Isto ajuda a melhorar o funcionamento do corpo, além de diminuir os sintomas da ressaca no outro dia”, aconselha a professora.

ALIMENTAÇÃO LEVE
É imprescindível que o folião tenha uma alimentação balanceada nos dias de festa, principalmente se não houve uma prática esportiva durante todo o ano. Conforme Ana Elizabeth, algumas das principais frutas indicadas para consumo são: banana, melancia, melão e uva. “A banana é rica em potássio e previne as câimbras. Já as outras frutas têm uma grande quantidade de água que auxiliam no combate à desidratação”, destaca. Essas frutas devem ser ingeridas durante todo o dia.

LANCHAR ANTES DA FESTA
Logo antes do horário do bloco passar, é fundamental se alimentar bem. “É importante consumir carboidratos antes da festa e, com isso, garantir a energia necessária para pular o Carntatal”, alerta Ana Elizabeth. Ficam como dicas alimentos como batata doce, cuscuz, tapioca e pão integral.

Ao tomar cuidados como estes, com a alimentação e com o preparo físico, o folião do Carnatal vai poder aproveitar o melhor da festa sem comprometer a saúde. [por assessoria de imprensa]

foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template